Receita abre lote de restituição da malha fina do Imposto de Renda nesta quinta

Receita abre lote de restituição da malha fina do Imposto de Renda nesta quinta – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil.

O prazo para a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física continua e em Rio Claro quase 14 mil contribuintes já registraram a entrega do documento. Os dados foram atualizados pela subsede da Receita Federal, em Piracicaba. Até a zero hora dessa quinta-feira (30), eram 13.618 declarações apresentadas no sistema. Até o prazo final da entrega são esperadas 61.254 declarações somente aqui no município.

Na microrregião, demais números também foram atualizados pela instituição. Em Analândia já foram entregues 176 declarações, em Corumbataí 149, em Ipeúna registram-se 336, em Itirapina outras 735, enquanto em Santa Gertrudes 2.517 documentos e em Cordeirópolis 1.858.

Novidades

Neste ano, o prazo de entrega da declaração mudou e vai até as 23h59min59s de 31 de maio. A mudança, segunda a Receita, foi necessária para que todos os contribuintes tenham acesso à declaração pré-preenchida, que é enviada duas semanas após a entrega dos informes de rendimentos pelos empregadores, pelos planos de saúde e pelas instituições financeiras.

A declaração deste ano tem novidades relativas à restituição. Quem optar por receber a restituição via Pix ou usar a declaração pré-preenchida receberá o valor mais rapidamente, sempre respeitando as prioridades legais. Em relação ao Pix, no entanto, a novidade só vale para quem declarar a chave do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) no campo de pagamento da restituição.

Dados

Outra mudança importante é a ampliação dos dados disponíveis na declaração pré-preenchida. No ano passado, o acesso havia sido estendido a quem tem conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Agora, o formulário, que proporciona mais comodidade e reduz as chances de erros pelo contribuinte, terá mais informações, como imóveis registrados em cartório e criptoativos.

Também houve uma novidade em relação a quem tem investimentos na bolsa de valores. A Receita flexibilizou a obrigatoriedade da declaração para este público. Só quem fez vendas de grande valor ou obteve lucro (de qualquer valor) nessas aplicações deverá preencher a declaração.

Tags: , ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.