Sidney Navas

Letícia Tonon, fala de sua rotina à frente da pasta e dos trabalhos executados em Santa Gertrudes durante o ano que abrangem toda a população por meio de atividades gratuitas

 

CulturaMuseu3
Promover atividades culturais asseguram benefícios a toda coletividade

Tão importante quanto à cultura é ter acesso a ela e pode usufruir os benefícios gerados. Letícia Tono, dona de uma personalidade única, é a secretaria de Cultura de Santa Gertrudes que ao lado de sua equipe concentra os esforços para seguir oferecer atividades que possam beneficiar a coletividade, independente da idade. Seu ritmo de trabalho é frenético e, não é pra menos. Este ano, além de um roteiro para um novo filme, haverá também a estreia de duas novas peças teatrais: – “O menino do Dedo Verde” e “O Berço do Herói”, ambas adaptadas pelo professor Lázaro Maciel.

Ela explica ainda que o crescimento da Escola Municipal de Teatro foi um salto que triplicou o número de alunos, visto que a Cia. Teatral Caboclo Ventura é um projeto inédito na cidade.  “Esse ano, aconteceu também mais uma participação da Escola Municipal de Dança no Festival de Joinville e uma das mais agradáveis surpresas é a seleção do aluno da Escola Municipal de Dança, Thierry Gonçalves, na tradicional Escola de Bolshoi, a única fora da Rússia”, acrescenta com bastante orgulho, Letícia Tonon.

Mas como tudo na vida é preciso seguir adiante para que novos frutos possam ser colhidos.  “Além de dar continuidade aos projetos fixos uma nova iniciativa em mente é a Revitalização do Serviço de Alto Falante. Um espaço fixo e definido para o ‘Museu Falante’, e, quem sabe a restauração do Galpão da FEPASA, uma utopia, mas quem sabe”, anuncia Letícia.

Antes de assumir os desafios impostos pela pasta, Letícia trabalhava na área de audiovisual (produção, roteiro e direção), atuava como cinegrafista de televisão em uma emissora de Rio Claro e também foi professora de História da Arte em escolas municipais e produtora cultural. Mesmo diante das dificuldades naturais, ela não esmorece. “Meu desafio do dia a dia é encontrar meios para que a Cultura continue se desenvolvendo e acontecendo mesmo em tempos difíceis”, completa Letícia Tonon.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.