Esta é uma pergunta interessante que muitas vezes é feita a nós no balcão das nossas lojas VIPAR. A ferramenta profissional, seja ela elétrica ou não, geralmente é feita para suportar mais horas ininterruptas de trabalho, ao passo que a hobby ou doméstica é projetada para usos esporádicos e por menores períodos de tempo. Não é só a potência que conta. É toda estrutura interna que é configurada para cada tipo de uso.  Os fabricantes costumam indicar isto no manual de instrução como “fator de trabalho” e em porcentagem. Por exemplo: um esmeril que tem fator de trabalho de 50%, significa que a cada 20 minutos de uso, ele tem que ficar outros 20 esfriando. Muitas vezes, isto é impossível para um profissional ou em uma indústria. Por isso, que as máquinas de uso industrial têm que ter uma estrutura muito mais reforçada com 100% de fator de trabalho, ou seja, trabalhar por 3 turnos sem precisar desligar para esfriar. Mas isto encarece a ferramenta. Por este motivo que em casa ou numa pequena oficina, uma ferramenta mais barata que tenha boa qualidade pode ser o suficiente. É muito importante que os ‘apaixonados por ferramentas’ como nós, sempre consultem um vendedor experiente, que pode indicar a máquina ou ferramenta correta sem exageros, conforme o caso e o perfil de cada um.

PARAFUSO É TUDO IGUAL?

 O parafuso quase não aparece. Mas é um dos itens mais importantes na vida útil de um produto, seja qual for sua utilidade. É ele que suporta a maioria dos impactos, peso e tração no uso normal da peça. Fixa a roda do carro e do caminhão, a hélice do avião, mantém fechado o celular, prende as partes internas do motor, segura o amortecedor, fixa e veda o telhado do barracão. Então, um item tão importante, tem que ter qualidade assegurada. São muitos e muitos tipos diferentes de parafuso, cada um com uma aplicação. Mas sempre a qualidade é fundamental para assegurar que ele cumpra todas as funções para as quais foi projetado. Neste quesito, o Brasil possui ótimas indústrias que suprem tanto o mercado nacional quanto internacional. Por exemplo: o fabricante Metalac SPS produz os parafusos TELLEP utilizado por muitas montadoras e que são exportados até para os EUA. Temos também no quesito qualidade a TECNART, outra grande fabricante nacional. Também nisto, o vendedor se torna fundamental para avaliar as necessidades e propor a melhor solução ao cliente.

Caso queira saber mais, estamos à disposição.

Facebook.com/ViparRioClaro

www.vipar.net.br

VIPAR PARAFUSOS E FERRAMENTAS:

LOJA CENTRO: Rua 3 nº 801, esquina da Avenida 7, telefone 3524-6318 – [email protected]

LOJA VILA ALEMÃ: Rua 6-A nº 1289, Avenida 48-A, telefone 3533-5633 – [email protected]

LOJA BAIRRO DO ESTÁDIO: Avenida 29 nº 1378, entre ruas 13 e 14, telefone 3523-1531 – [email protected]

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.