Pessoas têm usado as redes sociais para propagar discursos de ódio

Estadão Conteúdo 

Um grupo de estelionatários que anunciava a venda de produtos pela internet e não os entregava é alvo de uma operação da Polícia Civil de Lençóis Paulista, na região de Bauru, no interior de São Paulo, nesta quarta-feira, 31. Até as 8 horas, 13 pessoas já haviam sido presas e 12 foram conduzidas coercitivamente para depoimentos. Também foram apreendidos carros das marcas Jaguar, Corolla e Cruise, além de R$ 7 mil em dinheiro.

Os líderes da quadrilha eram dois irmãos, Tales e Thiago Martins, de 27 e 24 anos. Eles eram especializados em golpes contra compradores de eletrônicos como smartphones, computadores e videogames através de websites de classificados.

Ao menos 80 consumidores foram prejudicados em todo o País, conforme a investigação coordenada pelo delegado Luiz Claudio Massa.

“Eles anunciavam na OLX e, aproveitando-se do veículo Jaguar, que é caro e impressionava, tiravam foto dos produtos mostrando o veículo no fundo”, relata o delegado.

As contas informadas para que os clientes depositassem os valores eram alugadas de outras pessoas usadas como laranjas. Todas as contas estavam registradas no município de Lençóis Paulista, onde o grupo foi localizado.

Os criminosos foram rastreados através de quebra de endereços de IP e interceptações telefônicas, segundo o delegado. A investigação começou há cerca de três meses, mas há registros mais antigos da atuação do grupo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.