A reportagem do JC foi ao Cemitério Municipal São João Batista e constatou sepulturas sem vasos, além de grades de proteção abertas

Adriel Arvolea

A reportagem do JC foi ao Cemitério Municipal São João Batista e constatou sepulturas sem vasos, além de grades de proteção abertas
A reportagem do JC foi ao Cemitério Municipal São João Batista e constatou sepulturas sem vasos, além de grades de proteção abertas

Não são fantasmas que têm causado medo e preocupação no Cemitério São João Batista, em Rio Claro. Segundo denúncias, vasos e adornos de sepulturas têm sido furtados. Outra coisa que provoca ‘pavor’ é a situação do banheiro feminino.Quem reclama da situação é Estela Maria Badiale, que esteve no último fim de semana no campo santo.

“Vasos e cruzes em bronze estão sendo furtados. É um desrespeito. Fui ao banheiro e fiquei presa na cabine do sanitário, porque a trava emperrou, sem contar a sujeira. Tive que gritar para alguém me ajudar. Além disso, falam tanto para não colocar vasos de flores sobre as lápides para evitar criadouros do Aedes aegypti, mas têm potes de água espalhados para os gatos mantidos no local”, reclama.

A reportagem do Jornal Cidade foi ao cemitério e constatou sepulturas sem vasos; grades de proteção abertas e até com cadeados. Nesses casos, não se sabe se foram violados, furtados ou apenas quebrados. Quanto ao banheiro, pelo menos o masculino, estava limpo.

Em contrapartida, a administração do São João Batista afirma que não recebeu reclamações referentes ao trabalho realizado. “Milhares de pessoas visitaram o cemitério no final de semana, nas homenagens ao Dia das Mães. Apenas um caso chegou até a administração, porém tratava-se de situação de responsabilidade do proprietário do túmulo, conforme foi explicado para a reclamante”, esclarece.

Reforça, ainda, que as reclamações sobre as condições de higiene do banheiro, também, não procedem. “A limpeza no cemitério é realizada diariamente, com funcionária designada para a limpeza dos sanitários e da capela. O cemitério recebe, ainda, serviço de varrição diário. Na semana retrasada, foi realizado mutirão de limpeza no cemitério, inclusive com nebulização, em prevenção à dengue. Recentemente, a Prefeitura criou o departamento de atendimento funerário, que visa melhorar o atendimento e orientação às pessoas que visitam o cemitério”, justifica.

Quanto à segurança, a Guarda Civil realiza rondas no local e, ainda, pode ser acionada pelo telefone 153, em apoio ao trabalho da Polícia Militar. “Em relação aos gatos, eles não são alimentados por funcionários municipais”, explica.

A Polícia Militar, por meio do 37º Batalhão da Polícia Militar do Interior (37º BPM/I), informa que não constam em seus arquivos registros de ocorrência de furto no cemitério. Já a Polícia Civil dispõe de estatística geral de furtos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.