Quem é de Araras e região e gosta de esportes equestres tem uma ótima oportunidade de acompanhar e torcer em competições importantes que acontecem na Hípica Campagna, neste fim de semana, dias 30 e 31 de julho.

O local contará com completa estrutura de apoio para receber o público, inclusive, com praça de alimentação.

Nessas datas, acontecerão a IV Etapa do Campeonato ABHIR de Salto dos Pais 2022, a V Etapa da Copa ABHIR de Salto da Escola Especial 2021-2022, a IV Etapa do Campeonato ABHIR de Salto 2022, a IV Etapa do Campeonato ABHIR de Hipismo Rural e, ainda, a IV Etapa do Campeonato ABHIR de Top Riders 2022.

ABHIR é a Associação Brasileira dos Cavaleiros de Hipismo Rural, regional Rio Claro, organizadora de provas relevantes no cenário brasileiro, e que ajudam não só a revelar talentos, como também a promover inclusão e a preparar competidores para representar o Brasil em diversos níveis e modalidades equestres.

A VARITUS Brasil, empresa de tecnologia da informação de Araras, patrocina cavaleiros do Hipismo Rural, Salto, Top Rider’s e apoia o Hipismo Paraequestre, que dá oportunidade e treinamento para cavaleiros com deficiência, mas também com muita garra, talento e histórias de superação.

Estarão na pista no Paraequestre, por exemplo, dois vice-campeões brasileiros, um de Araras e outro de Rio Claro. São eles Camila Bueno, de 33 anos, ararense. E Luiz Paulo Galdino, de 29 anos, rio-clarense. Camila foi vice-campeã brasileira Paraequestre em 2019 e Luiz Paulo em 2020.

Os dois têm se dedicado bastante nas provas de que participam, não só em busca de resultados em cada etapa, mas, também, por outra razão muito especial.

 “Eles estão em busca de classificação para os Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024 e são já considerados exemplos de superação”, diz Lucas Campagna, instrutor de esportes equestres e paraequestres. “O Luiz Paulo é um cavaleiro classificado na categoria Grau 3 e convive com sequelas de meningite. Já a Camila nasceu com paralisia cerebral, é classificada como Grau 4. Ambos são extremamente dedicados, focados e competitivos”, diz o instrutor. “E eles já vêm de outros resultados importantes em anos passados. Ou seja, estão evoluindo muito”, acrescenta o instrutor.

Entenda melhor as categorias dos cavaleiros do Paraequestre

Seguindo as regras da Confederação Brasileira de Hipismo, a classificação dos atletas em categorias obedece a critérios correspondentes às deficiências que eles apresentam.

Grau I – Pessoas que são capazes de andar sem ou com auxílio, mas que possuem comprometimento unilateral moderado, comprometimento moderado nos quatro membros ou comprometimento severo dos braços.


Grau II – Cadeirantes ou aqueles com comprometimento locomotor severo, envolvendo tronco e com boa a razoável funcionalidade dos membros superiores ou atletas que possuem comprometimento unilateral severo. A classe engloba, ainda, pessoas com comprometimento unilateral moderado, comprometimento moderado nos quatro membros ou comprometimento severo dos braços.


Grau III – Pessoas que são capazes de andar sem ou com auxílio, mas que possuem comprometimento unilateral moderado, comprometimento moderado nos quatro membros ou comprometimento severo dos braços


Grau IV- Atletas com deficiência severa dos membros superiores ou deficiência moderada nos quatro membros ou baixa estatura. Atletas no grau IV são capazes de andar, geralmente não necessitam utilizar cadeiras de rodas na sua vida diária. Também inclui atletas cegos totais.

Grau V – Deficiência leve ou deficiência de força muscular leve, ou deficiência em um membro ou deficiência leve em dois membros. Grau V também inclui atletas com deficiência visual moderada.

Mais talentos de Araras na pista

Entre os outros talentos de Araras que estarão também competindo neste fim de semna na Hípica Campagna, estarão, por exemplo, Adão Lopes, João Brasileiro Lopes, de 14 anos, Hector Lopes di Ponti, de 10 anos.

Todos têm colecionado resultados importantes em todas as competições recentes das quais vêm participando e a expectativa é das melhores para este fim de semana.

Mais informações podem ser obtidas no site da ABHIR – www.abhir.com.br

Serviço:

30 e 31 de julho de 2022

A partir de 8h30

IV Etapa do Campeonato ABHIR de Salto dos Pais 2022

V Etapa da Copa ABHIR de Salto da Escola Especial 2021-2022

 IV Etapa do Campeonato ABHIR de Salto 2022

 IV Etapa do Campeonato ABHIR de Hipismo Rural

 IV Etapa do Campeonato ABHIR de Top Riders 2022.

Local: Hípica Campagna

Rua João Buzo, 850, Jardim Nova Olinda

Araras SP

Entrada franca

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.