Cômodos sem objetos pontiagudos ou cortantes são ideais para abrigar os animais (Foto: Silvia Faller / Clube dos Vira-latas)

Sidney Navas

Os cães, gatos e pássaros de estimação padecem nesta época do ano, em razão da grande quantidade de fogos de artifício ou rojões que, lá em cima no céu, até podem parecer um ‘espetáculo à parte’, mas para eles esse barulho todo é um grande pesadelo. O veterinário Eduardo Luiz Paraluppi conta que a audição dos animais de estimação é sensível.

“Eles ouvem muito bem. A sensibilidade é 10 vezes maior do que os nossos ouvidos captam”, lembra o veterinário. É comum, em especial, os cães sumirem. Eles ficam desorientados e, se escaparem, sairão por aí sem rumo e, além dos riscos de acidentes, o seu cachorro pode se perder e nunca mais voltar para casa. Por isso, quando possível, fique do lado de seu cachorro de estimação. Isso vai ajudar a diminuir o estresse provocado pelos rojões e o seu ‘melhor amigo’ vai lhe agradecer por toda essa companhia”, completa o veterinário.

Será que funciona?

Uma técnica desenvolvida por Linda Tellington, batizada como ‘Tellington Touch’, afirma que esse problema poderia ser sanado de maneira simples. Seus ensinamentos ‘bombaram’ nas redes sociais do mundo inteiro. Para isso, de acordo com a técnica, basta envolver o bichinho com um pano ou faixa para que a circulação sanguínea do corpo do animal seja estimulada, amenizando então a tensões e consequentemente diminuindo a irritabilidade ocasionada pelos fogos de artifício.

Alguns duvidam que isso possa dar certo, outros nem tanto. Verônica Jardim aplicou os ensinamentos que viu na internet em sua cachorrinha da raça lulu da Pomerânia, mas confessa que o ‘truque’ não deu muito certo. “Ela até ficou mais calminha sim e talvez, por ter ficado ao seu lado o tempo todo, também tenha ajudado a diminuir o estresse.” Para o veterinário, não há respaldo científico que possa assegurar a eficácia desse método. “Eu particularmente desconheço que tal iniciativa traga resultados práticos. Por isso, na virada do ano, se puder fique ao lado de seu animal de estimação. Nada existe de melhor que o calor humano do dono”, aconselha o especialista.

Alimentação

Também é importante cuidar da alimentação dos bichinhos. “Nada de oferecer sobras da ceia para eles. O sistema digestivo deles é diferente e, dependendo do que comerem, pode haver consequências. Não cometa esse deslize em circunstância alguma. Agora, se você já está de viagem marcada, deve providenciar um local próprio para deixá-lo, como os hotéis especializados em abrigar os animais de estimação. “Se isso não for possível, o ideal é pedir para algum amigo de confiança e que também esteja familiarizado com seu ‘pet’ para cuidar dele pelo menos uma vez ao dia”, finaliza.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.