Dois porcos em situação de maus-tratos foram resgatados pelo Departamento de Proteção Animal de Rio Claro, no bairro Jardim Guanabara. Por meio de denúncia à Guarda Civil Municipal, autoridades compareceram a uma área de preservação ambiental na Avenida 16, onde os animais estavam confinados. Após retirar os porcos do local, os mesmos foram encaminhados para atendimento veterinário no Canil Municipal. Posteriormente, os animais acabaram levados para um sítio, cujo proprietário tem parceria com a Prefeitura Municipal.

Denúncias

Em nota, a administração de Rio Claro informa que, em situação de maus-tratos, a população pode entrar em contato com o Departamento de Proteção Animal pelo telefone 3532-4115, ou com a Ouvidoria Municipal pelo telefone 3526-7145.

A prefeitura reforça orientações para quem quer ter animal: é preciso considerar aspectos como o espaço físico disponível, os recursos para alimentar e cuidar da higienização do animal e, no caso de animais de estimação, a empatia dos demais membros da família e as opções para não haver abandono caso a família viaje. Ainda na área dos cuidados com animais, o município oferece castração gratuita de cães e gatos por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.

Zonooses

Os donos de cães e gatos que desejam realizar o agendamento para castração gratuita de seus animais podem entrar em contato por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) pelos telefones disponíveis: 3535-4441 e 3533-7155.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.