Os animais de estimação, principalmente os cães e gatos, por terem a audição muito apurada, podem ficar assustados e estressados durante os festejos de Natal e Ano Novo. Diante disso, o Departamento de Proteção Animal, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Claro, recomenda alguns cuidados.

A primeira dica, que vale para o ano todo, é manter os animais sempre identificados com plaquinha com nome do animal e contato do dono. “No caso dos festejos, os animais de estimação tendem a se esconder e se proteger, e podem acabar fugindo. Com a identificação, o resgate torna-se mais fácil de ser realizado”, comenta a diretora do departamento, Giselle Pfeifer.

O departamento de Proteção Animal sugere algumas técnicas para acalmar animais de estimação durante os festejos de fim de ano. Uma delas é colocar um pedaço pequeno de algodão nos ouvidos dos cães e gatos para amenizar o barulho de fogos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.