Lucas Calore

Imagens da primeira edição do projeto realizado na Cidade do Cabo, na África do Sul (Foto: divulgação)
Imagens da primeira edição do projeto realizado na Cidade do Cabo, na África do Sul (Foto: divulgação)

O inverno é um dos períodos mais vulneráveis para moradores de rua e famílias carentes de Rio Claro. Pensando neste problema social que atinge a cidade, a estudante de psicologia Aline Michele Galli (19) resolveu trazer para o município um projeto internacional que tem se multiplicado pelo Brasil.

A The Street Store (a loja de rua, em português) surgiu em janeiro de 2014 na Cidade do Cabo, lá na África do Sul. A ideia é montar uma loja na rua, porém sem vendas. Todos os produtos são doados para a população que necessita de roupas, agasalhos ou calçados. O diferencial é que as próprias pessoas podem escolher o que mais lhe agradam e o que, de fato, necessitam.

A ideia deu tão certo, que foi exportada para cidades de todo o planeta. Com a ajuda de outros amigos, Aline providenciou apoio da Prefeitura Municipal, empresas e voluntários para a realização do projeto. Na Cidade Azul, o evento será realizado no dia 1º de agosto, na antiga Estação Ferroviária, na Rua 1, no Centro, das 13h às 17h.

Os interessados em doar roupas para o The Street Store Rio Claro podem entregar as peças até dia 31 de julho em vários pontos de arrecadação espalhados pelo município. A organização também aceita patrocínio de empresas e pessoas físicas.

Segundo a estudante, o objetivo é coletar o maior número possível de roupas, calçados, agasalhos e cobertas para suprir as necessidades de famílias e pessoas carentes. “Tenho como intuito da campanha depositar ‘fé’ no ser humano, constatar que as pessoas fazem questão de ajudar os outros e de se envolver em causas humanitárias”, afirma.

O projeto não tem fins lucrativos e quem se interessar em trabalhar no dia também é bem-vindo. Mais de 300 peças já foram coletadas e uma campanha com panfletos está sendo realizada pelos bairros da cidade para avisar o público. O contato pode ser realizado através do Facebook (www.facebook.com/thestreetstoresp) e pelo e-mail [email protected].

As doações poderão ser realizadas nos pontos de arrecadações listados abaixo:

Clínica Xiàng

Endereço: Av Visconde de Rio Claro, 150 Centro

Quem procurar: Juliana Leite

Comercial Jetha

Endereço: Rua José Felicio Castellano, 2508 São Miguel

Jéssica

Constance Rio Claro

Endereço: Rua 3 entre avenidas 12 e 14, 1715 Centro

Quem procurar: Cybele Carlevaro

 

Dot Carmen

Enderço: Rua 5, 762 entre avenidas 7 e 9 no Centro

Quem procurar: Amanda/ Graziela

Empório das Sensações

Endereço: Av 23, 518 Floridiana

Quem procurar: Kelli Coimbra ou Leonardo

Igreja Batista do Calvário

Endereço: Avenida 20 A, 230, Vila Indaiá

Quem procurar: Graziele Azevedo

Katia Bolos e Doces

Endreço: Av M 31, 674 Jdm Floridiana

Quem procurar: Katia Alves

Oficina Mundial

Endereço: Av 14, 2421 Jdm São Paulo

Quem procurar: Graciele Luiza

Salão New Arts Hair

Endereço: Rua 13 B, 1178 com Av 18 A Bela Vista

Quem procurar: Monica Anjos

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.