O projeto “Pandemia com Empatia: o que você pode fazer pelo outro?” chegou à cidade de Rio Claro por meio do elo que a professora Andreia Schiocchetto mantém com o município.

Membro do corpo docente do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo, a professora estava em Rio Claro cuidando dos pais e conta à reportagem do JC que a instituição buscava um local para desenvolver o projeto que nasceu nas aulas de Intervenção Social, envolvendo alunos dos quartos anos A, B, D e H do colégio, localizado na capital.

“A iniciativa partiu dos alunos, durante a aula de Intervenção Social, um planejamento conjunto do colégio, professores, coordenadores, de como as crianças poderiam intervir junto à sociedade e melhorá-la de modo geral. E este ano as crianças acabaram pensando na situação da pandemia e principalmente nos idosos, que estão vivendo isolados em clínicas e casas de repouso. E a forma de levar algum tipo de carinho foi um trabalho virtual”, conta Andreia.

A professora explica ainda que os estudantes produziram vídeos contando histórias e cantando músicas para os “vovôs e vovós” da Clínica de Repouso Cantinho do Bem Estar. E ainda o professor de artes do colégio realizou uma live juntamente com os idosos, que participaram de uma dinâmica.

“Eu estava em Rio Claro durante um período, fazendo as aulas online, tive contato com a coordenadora da clínica, Erica Fernanda Lopes Ansanelo, e conseguimos alinhar a realização do projeto, que superou nossas expectativas. Felizmente conseguimos passar o que gostaríamos para os alunos e eles aprenderam muito com tudo isso. Entenderam que as ações de hoje são as deixadas para o futuro e que irão envelhecer e que esperam receber amor e carinho também nessa fase da vida”, finaliza a professora.

O projeto contou com as professoras Andreia, Elisabete, Eliane, Adriana, Maria Fernanda e professor Edenilson. A coordenação é de Lilian Cristina Gramorelli.

Participação

Segundo a professora Andreia Schiocchetto, os avós dos alunos, que residem na cidade de São Paulo e não conheciam Rio Claro, participaram da gravação dos vídeos

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.