Para o usuário solicitar um carro do Uber, basta acessar o aplicativo no celular para contatar o motorista mais próximo do percurso

Lucas Calore

A empresa de transporte de passageiros Uber está presente em mais de 540 cidades de todo o mundo. Como alternativa aos tradicionais táxis, o usuário utiliza uma plataforma em aplicativo de celular para fazer a solicitação do carro.

Em Piracicaba, o serviço começou a ser oferecido nessa sexta-feira (3), sendo a 43ª cidade do Brasil a ter a empresa em operação.

Ainda, um motorista que atua em São Paulo promove neste fim de semana, em Limeira, uma palestra para falar sobre os prós e contras de ser um funcionário Uber.

Segundo o idealizador Mateus Bianchim, mais de 60 pessoas de Rio Claro confirmaram presença na reunião, com o interesse de ter um novo ofício para complementar a renda.

O motorista é formado em Artes Cênicas, porém está trabalhando como motorista há seis meses na capital paulista: “Já fiz mais de duas mil corridas”, revela.

Emprego

As novidades trazem novamente em discussão a proibição desse serviço em Rio Claro.  A oportunidade de geração de empregos a partir de uma possível atuação da empresa na Cidade Azul foi questionada ao prefeito João Teixeira Júnior (DEM) por meio da assessoria de imprensa no início da semana, porém não houve retorno até o fechamento desta reportagem.

Proibição

Em dezembro de 2016, a Câmara Municipal aprovou a Lei nº 5.021, que altera artigos da Lei municipal nº 2.950/1998, que dispõe sobre o transporte remunerado de passageiros. O projeto foi de autoria do vereador José Pereira dos Santos.

No primeiro artigo, fica declarado clandestino o transporte que faz uso de “meio de plataformas digitais na rede mundial de computadores e/ou por aplicativos eletrônicos, de celulares, smartphones ou tablets”.

O então prefeito Du Altimari aprovou e promulgou a lei. A infração implica a imediata apreensão do veículo usado para a finalidade, além de uma multa de R$ 5.000,00.

Táxi

O pedido de alteração da lei foi uma reivindicação dos motoristas do Sindicato dos Condutores Autônomos de Rio Claro. Em entrevista anterior ao JC, a diretoria da entidade ressaltou que a categoria já enfrenta muitos problemas com o transporte clandestino e a lei pode impedir que outros transportes venham a se instalar na cidade. Atualmente, Rio Claro conta com mais de 120 taxistas à disposição.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.