Com uma programação especial para a Semana Santa, as paróquias de Rio Claro recebem seus fiéis para refletir sobre a morte e celebrar a ressurreição de Cristo

Laura Tesseti

A programação da Semana Santa para os católicos já começou. E nas paróquias de Rio Claro não está sendo diferente. Nesta quarta-feira (23), as celebrações não acontecem nas igrejas da cidade, mas sim na Catedral de Santo Antônio, em Piracicaba. O calendário volta às paróquias de Rio Claro já na quinta-feira (24). Confira o que acontece em cada uma delas.

Com uma programação especial para a Semana Santa, as paróquias de Rio Claro recebem seus fiéis para refletir sobre a morte e celebrar a ressurreição de Cristo
Com uma programação especial para a Semana Santa, as paróquias de Rio Claro recebem seus fiéis para refletir sobre a morte e celebrar a ressurreição de Cristo

BOM JESUS – Na quinta, a partir das 20 horas, acontece a Celebração de Lava-pés, com a renovação dos ministros da Eucaristia. Acontece vigília até as 24 horas, também na data. Na sexta-feira, às 9 horas da manhã, Terço das “Sete dores da Virgem Maria”; às 15 horas, Ação Litúrgica e adoração da cruz. A via-sacra das pastorais acontece às 20 horas. A paróquia do Bom Jesus fica na Avenida da Saudade, sem número, no Bairro do Estádio.

IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA – Na quinta-feira da Semana Santa, a partir das 9 horas da manhã, acontecem as confissões na Matriz do Imaculado Coração de Maria, com Missa da Ceia do Senhor, a partir das 19h30, na Rua Pe. Paulo Pastana Smith, 624, no Jardim Hipódromo. Acontecem confissões também na capela Santa Rita de Cássia, na Rua M-21, no Cervezão, das 14h30 às 17 horas, e na Capela Santa Rosa de Lima, na Avenida M-51, no Jardim Progresso, no mesmo horário. Missas da Ceia do Senhor às 19h30, na Matriz, na Capela de Santa Clara, Avenida M-29, no Jardim Santa Clara, e na Capela Santa Terezinha. Na Sexta-feira Santa, a adoração ao Santíssimo é das 8 às 12 horas, na Matriz. E a Celebração da Paixão e Morte de Jesus, também na Matriz, às 15h30.

NOSSA SENHORA APARECIDA – Missa da Santa Ceia e Lava-pés acontece quinta-feira, a partir das 19h30, na Capela Nossa Senhora das Graças e, às 20 horas, na Matriz Nossa Senhora Aparecida, localizada na Rua 2-A, Vila Aparecida. E na sexta-feira Santa, Ação Litúrgica e beijo na Cruz, a partir das 15 horas. A procissão com velas acontece a partir das 19h30, saindo tanto da Matriz, quanto da Capela.

NOSSA SENHORA DA SAÚDE – A partir das 9 horas da manhã, na Matriz da Saúde, localizada na Avenida 4-A, no Cidade Nova, acontece a bênção da saúde. Às 20 horas, Ceia do Senhor e Lava-pés. E das 22 horas à meia-noite, a Hora Santa da Noite de Adoração. No Abrigo São Vicente, na Rua 1, no Centro, também acontece a Missa da Ceia do Senhor, a partir das 20 horas, na quinta-feira. Já na sexta, o retiro paroquial vai das 8 às 12 horas. A Sexta-feira da Paixão do Senhor, com via sacra e procissão, acontece às 15 horas.

SANTANA – A partir das 19h30, tanto na Matriz, localizada na Rua 9, no Santana, quanto na Capela São Judas Tadeu, localizada na Rua 5, na Vila Operária, acontecem Missas de Lava-pés. Na Sexta-feira Santa, a partir das 15 horas, na Matriz, acontece a Leitura da Paixão e a adoração da cruz, com as demais comunidades. Às 19 horas, Procissão Luminosa com o Enterro do Senhor.

SANTA CRUZ – Seguindo o calendário, a partir das 20 horas de quinta, acontece o Dia da Instituição Eucarística – Missa do Lava-pés. Logo após, a adoração ao Santíssimo segue até as 23 horas. Na sexta-feira, a partir das 7 horas da manhã, de hora em hora, acontece a troca de turno da adoração, que será realizada por grupos já determinados. Ao meio-dia será a assembleia geral. A leitura da Paixão com orações universais, adoração da cruz e via sacra pelo Jardim da praça acontece na sexta, a partir das 15 horas. A matriz da Santa Cruz fica na Avenida 10, 850, na Santa Cruz.

SÃO FRANCISCO DE ASSIS – Na paróquia São Francisco de Assis, na quinta-feira, acontece a Missa de Lava-pés, às 19h30 e, logo após, a adoração ao Santíssimo até a meia-noite. Na Sexta-feira Santa, às 5 horas da manhã, Procissão da Alvorada, saindo de todas as comunidades. A celebração da Paixão acontece às 15 horas e a encenação da via sacra, às 19, na Rua 23, Jardim Panorama.

SÃO JOÃO BATISTA – A Celebração do Lava-pés também acontece às 20 horas na Matriz de São João Batista, na quinta-feira (24). Na sexta, a Celebração da Paixão do Senhor é a partir das 15 horas. Às 19 horas, ainda de sexta, acontece a procissão do Senhor Morto e a Celebração das Sete Dores de Maria. A igreja fica na Rua 6, entre as avenidas 3 e 5, no Centro.

SÃO JOSÉ OPERÁRIO – Ceia do Senhor, na quinta-feira Santa, com a Missa de Lava-pés e translado do Santíssimo, a partir das 20 horas, na Rua 10-A, no bairro São Miguel. A hora da guarda acontece depois da missa. Na sexta, além das horas de guarda, acontece às 15 horas a Celebração da Paixão e Morte do Senhor. Finalizando a Sexta-feira Santa, às 19 horas acontece a Celebração das Sete Palavras.

As programações não divulgadas neste espaço não haviam chegado à Redação do Jornal Cidade até o momento do fechamento desta edição.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.