O Casarão da Cultura recebe o evento até domingo (7).

O evento promove a roda de conversa sobre ‘Intolerância religiosa e racismo estrutural’

A programação da Semana Ogum e Suas Origens Culturais – A Cultura Africana Entre Nós segue até o próximo domingo (07) em Rio Claro. Nesta quinta-feira (4), o evento promove a roda de conversa com o tema ‘Intolerância religiosa e racismo estrutural’, com o Dr. Renato Cassio Soares de Barros, o professor Pedro Conceição e a participação musical do cantor Gabriel Vako. O debate começa às 19 horas e é aberto à toda comunidade.

As comemorações alusivas ao Dia do Ogum foram incluídas no calendário oficial do município por meio da Lei Municipal nº 4468/2013 de autoria do vereador Geraldo Luís de Moraes, o Geraldo Voluntário.

Encerrando a programação, no domingo (7), a partir das 15h, a Semana do Ogum recebe o grupo Prosa Brasileira. O evento é originário da Lei Municipal nº 4468/2013, que instituiu há uma década no calendário oficial do município o Dia do Ogum, a ser celebrado em 23 de abril, e a Festa de Ogum, a ser realizada na terceira semana de maio, juntamente com as comemorações da libertação dos escravos. Desde 2017 que a Semana Ogum passou a ser promovida pelo poder público, sempre levando ampla discussão sobre a cultura afro no município. A programação idealizada pela Federação Caminho dos Orixás acontece novamente no Casarão da Cultura, na Avenida 3 com Rua 7, no Centro.

Serviço

O evento é realizado pela Prefeitura de Rio Claro, Secretaria Municipal de Cultura e Câmara Municipal.