Antonio Archangelo

No primeiro programa “Na Roça” pela Excelsior Jovem Pan AM, os vereadores Juninho da Padaria (DEM) e João Zaine (PMDB) tiveram que responder a indagações da população sobre a transferência da iluminação pública.

A Câmara deu respaldo para o Executivo e aprovou no ano passado a polêmica “taxa” da Iluminação Pública que custeará a manutenção do setor nos próximos anos.

De acordo com o vereador Juninho, a criação da taxa e a municipalização da iluminação pública tentaram ser viabilizadas no ano de 2005, durante a gestão do prefeito Nevoeiro Junior (DEM). Sem acordo com os vereadores da base, na ocasião, a tentativa foi engavetada. “A prefeitura não tinha dinheiro na época para fazer a manutenção da iluminação das praças públicas”, revelou o democrata. “Se fosse prefeito, economizaria e não repassaria mais um tributo para a população”, respondeu.

Já o vereador João Zaine ponderou a questão e afirmou: “vereador não tem que votar só o que é popular. O prefeito tem que fazer o que é correto. Tentamos até o último minuto evitar mais este custo para a população”, citou.

Indagado se a votação da “taxa” pode contribuir para o degaste de uma possível candidatura a prefeito, o peemedebista disse estar “tranquilo” e que respeita a opinião da população.

De fato, a prefeitura pretende arrecadar pouco mais de R$ 800 mil com a “taxa” todos os meses, a cobrança se inicia em maio, prazo final para a prefeitura contratar empresa para assumir o serviço de manutenção, ampliação e modernização do parque de iluminação de 27 mil lâmpadas. O valor arrecadado será depositado em conta própria e não pode ser utilizado para outro fim, sob pena de punição.

O próximo “Na Roça” debaterá a criminalidade em Rio Claro, em relação ao tráfico e homicídios registrados na cidade nos últimos anos. Participe pelo 3526-1055 ou ainda aqui pelo site do JC, ou também pelas redes sociais: Facebook e Twitter.

Para ouvir o programa na íntegra, basta clicar no player abaixo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Daae faz reparo emergencial de rede em Ajapi

Adolescente recebe ajuda após ficar perdido

Rio Claro abre centro de informações sobre dengue