A Prefeitura de Rio Claro está anunciando o primeiro programa municipal de habitação. Nesta fase, a iniciativa deverá atender as famílias de baixa renda cadastradas na Secretaria Municipal da Habitação. Uma área de 18,2 mil metros quadrados foi adquirida na região do Jardim Progresso para a construção de um condomínio de 120 casas. É uma ação do novo governo para dar solução ao déficit habitacional na cidade.

De acordo com o secretário municipal de Habitação, Agnelo Matos, há cerca de duas mil pessoas na condição de baixa renda cadastradas na pasta. “Compramos a área, a desapropriamos e vamos desenvolver o programa municipal focados nas famílias de baixa renda, é a maior demanda que temos”, comenta ao JC. Outras duas áreas já estão em vista para o mesmo programa nos bairros Santa Elisa e Jardim Araucária de forma a se chegar, futuramente, a 300 famílias atendidas.

Neste terreno no Jardim Progresso, a estimativa é de que em até um ano as obras possam se iniciar. “É um programa que depende muito de recursos. Vamos buscar captar junto ao Governo Estadual e Governo Federal”, acrescenta Matos, destacando que os imóveis não serão doados às famílias, mas sim vendidos em preços e condições facilitadas conforme a realidade financeira dessa população.

“É um passo importante. A nossa estimativa é termos um condomínio horizontal, pois cria facilidade, com lotes de 108 metros quadrados que possam ter casas de 50 metros quadrados”, finaliza. Uma opção que está sendo estudada é, na ausência de subsídios estadual ou federal, criar-se dentro do programa municipal um mutirão com oferta de materiais a serem pagos pelas famílias contempladas também em condições especiais.

Segundo o prefeito Gustavo Perissinotto (PSD), “a busca pela casa própria é uma das fortes demandas de nossa população e por isso está em nosso rol de prioridades”. O imóvel desapropriado pelo município fica no final da Avenida M-51 com a Avenida M-57-A.

Ações

Ao longo deste ano, a municipalidade anunciou 2.200 unidades habitacionais através de ações de parceria com a iniciativa privada

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.