Em Rio Claro, a vacinação de idosos contra Covid-19 está suspensa temporariamente desde 12 de fevereiro por falta de doses da vacina. A Secretaria Municipal de Saúde tem comunicado que, neste momento, estão sendo vacinados apenas os profissionais da linha de frente da saúde com a segunda dose.

Nessa quinta-feira (25), outros profissionais da categoria, que estavam agendados para essa segunda etapa, compareceram às unidades e foram informados de que não havia vacinas disponíveis.

“Fui tomar a segunda dose, conforme agendado, mas chegando ao posto da Avenida 29 fui comunicada que não havia doses. Essa demora pode levar à perda de todo o trabalho e recursos investidos na vacina”, explica a dentista Denise Delgado Salles.

A principal preocupação é o fato desse intervalo entre as doses não ter sido cumprido, podendo comprometer o processo de imunização contra a doença. O recomendado entre a aplicação da primeira e da segunda dose, conforme a bula da vacina, é de 14 a 28 dias.

“Se perdermos o prazo por falta de vacinas, será preciso recomeçar, ou seja, tomar a primeira e a segunda doses dentro do prazo estipulado para nossa segurança”, observa a profissional.

Nas redes sociais, o cardiologista Dr. Henrique Viviani, também, questionou as autoridades. “Cadê a segunda dose, senhores?”, indagou em seu perfil.

Em live feita pela prefeitura na data de ontem, foi informado que um novo lote de vacinas era esperado pelo município, mas não ocorreu.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.