Prof. Dr. Edson Denis Leonel

Divulgação

Prof. Dr. Edson Denis Leonel
Prof. Dr. Edson Denis Leonel

O Prof. Dr. Edson Denis Leonel, coordenador do Programa de Pós-graduação em Física do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Rio Claro, irá lançar no próximo dia 24 o livro “Fundamentos da Física Estatística”, publicado pela Editora Blucher.

O livro será lançado durante o Workshop em Física e Engenharia dos Materiais, que acontece de 23 a 25 de março no Departamento de Física da universidade, sob a coordenação dos Profs. Drs. Fábio Simões de Vicente e Dante Luís Chinaglia. A cerimônia de lançamento do livro será realizada às 14h30 no prédio da Física.

Com 420 páginas, o livro se divide em 12 capítulos que abordam vários conteúdos como termodinâmica, métodos estatísticos, movimento browniano, gases (ideais, férmions  bósons), ensembles, entre outros temas. De acordo com o autor, o principal objetivo do livro é abordar os conceitos fundamentais da física estatística de forma a ser usado em cursos de graduação e pós-graduação.

“A parte inicial do livro discute a estrutura básica da física estatística tradicional, em particular os vários tipos de ensembles e gases ideais”, explica o professor. Em seguida, o autor discute a equação de Langevin, a equação de Fokker-Planck, o formalismo de escala – caracterizado por expoentes críticos e usual de transições de fase – e as aplicações envolvendo transições de fase em sistemas dinâmicos.

Os interessados poderão adquirir o livro com valor promocional de R$ 70,00 no dia de lançamento ou posteriormente pelo custo de R$ 105,00 através do site.

Sobre o autor

Edson Denis Leonel é professor de Física da Unesp de Rio Claro. Obteve seu doutorado em 2003 pela Universidade Federal de Minas Gerais e realizou pós-doutorado na University of Lancaster (2003-2005). Concluiu sua livre-docência em 2009 trabalhando com transições de fase em sistemas dinâmicos e foi Professor Visitante na School of Mathematics, no Georgia Institute of Technology, também em 2009.

Sua principal linha de pesquisa envolve dinâmica não linear com foco em leis de escala, transições de fase e estudo de propriedades estatísticas em bilhares dependentes do tempo. Já publicou da ordem de uma centena de artigos científicos em periódicos internacionais.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.