Estudantes do quinto ano da Escola Municipal Marcello Schmidt, localizada no Centro de Rio Claro

Lucas Calore

Luz, câmera, ação! Estas são as três palavras ditas pelos policiais militares para que os alunos que recebem o programa Proerd fiquem em ordem e prestem atenção no conteúdo. O Jornal Cidade acompanhou nessa semana uma das aulas das turmas do quinto ano da Escola Municipal Marcello Schmidt. O tema era bullying e, na história contada, um aluno era alvo de piadas por outros mais velhos.

Os estudantes da escola debateram qual era o problema da cena, expondo o que estava acontecendo. Depois, escreveram quais as consequências dessa situação e como o aluno que sofria os ataques verbais deveria agir. “Contaria para a professora”, disse um. “Falaria para meus pais”, opinou outro.

O sargento Vitor, do batalhão da Polícia Militar de Rio Claro, prosseguia com a aula, orientando como isso poderia ser contado para os adultos e, assim, cessar o bullying.

“O Proerd é importante para orientar as crianças a se manterem longe das drogas através do fortalecimento da autoestima delas e de tomadas de decisão seguras e responsáveis”, explica. Neste semestre, 500 estudantes do município se formarão no Proerd. Existente em Rio Claro há 18 anos, o programa tem liderado as ações de prevenção ao abuso de drogas por meio de esforços colaborativos entre a PM e o sistema de educação. Mais de 35 mil crianças passaram pelo projeto durante o período. Os sargentos Marruci e Marquezeli e a cabo Regiane também ministram as aulas.

Resultados

Milena Batezelli e Osmaldo Júnior, pais de três filhos, aprovam o Proerd. Leonel, de 14 anos, se formou no programa e atualmente Carla, de 11 anos, participa dos estudos.

“Para a minha família, o Proerd é extremamente importante e essencial aos nossos filhos. Estamos vivendo em um mundo cada vez mais violento. Somos causadores diretos ou indiretos desses males. O programa vem na contramão semeando virtudes em nossos filhos”, opina Osmaldo.

A mãe acredita que as crianças vão colher frutos. “Ao invés de deixarmos um mundo melhor para nossos filhos, por que não deixamos filhos melhores para o mundo?”, estima. “A satisfação está no carinho das crianças conosco e também nos resultados do trabalho que é percebido em poucos meses”, garante o Sargento Vitor, da Polícia Militar.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.