Pode ser coado, expresso, em pó ou em grãos. Tem quem prefira puro – outros, com leite. O fato é que o cafezinho faz parte da rotina dos brasileiros. Na padaria perto de casa ou na cozinha das pessoas, ele está sempre presente. E não tem jeito: o inconfundível aroma é o perfume que marca o início do dia para muitas pessoas que não fogem à luta.

O Brasil, segundo consumidor global de café, consumiu 21,5 milhões de sacas de 60 kg no último ano. O balanço é da Associação Brasileira da Indústria de Café. E, na cidade de Rio Claro, a produção e o consumo da bebida crescem a cada ano.

Na fábrica Sam Café, instalada na Cidade Azul, há um exemplo desse crescimento. Tanto a produção, quanto a quantidade de máquinas alugadas espalhadas pela região, cresceram 20% ao ano, segundo Elvio Sitolini Cano, sócio-proprietário do local e diretor comercial da empresa. Os dados foram contabilizados desde que eles criaram a marca, em 2018. A previsão é de que este crescimento aumente ainda mais nos próximos anos.

“Por posicionamento de marca, escolhemos trabalhar com lotes de origem da Serra da Cuesta nos municípios de Pardinho, Torrinha e Botucatu. Uma coisa que ninguém se atenta [é que], todo o cuidado que o produtor tem lá na fazenda em fazer grãos de altíssima qualidade, o mesmo tenho que ter aqui na indústria ao torrar ele. A curva de torra, que é uma ciência entre tempo e temperatura, tem um padrão a seguir. Não adianta comprar café de qualidade, se eu não sei torrar da maneira correta para atingir as notas de sabor, aroma e corpo que desejamos”, explica ele.

Ao Jornal Cidade, ele fala que o aumento na produção vem ao encontro, também, com a exigência dos consumidores. “O mercado vem se ‘gourmetizando’ e o movimento de experiências com clubes de assinaturas de vinho, as cervejarias artesanais e a conscientização de saúde fizeram o café entrar nessa onda. Com isso, o consumidor vem notando as experiências sensoriais. [Por exemplo], já não coloca mais tanto açúcar, além do prazer gerado em uma bebida de qualidade”, conta.

A Sam Café possui máquinas modernas e rápidas, que preparam o café expresso ao simples toque de um botão. Além disso, ainda conta com uma opção mais compacta, que se encaixa em qualquer ambiente.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.