Laura Tesseti

Após o Natal, a ceia de Ano Novo é preparada com alguns ingredientes diferentes, como por exemplo os peixes e frutos do mar; segundo a crença popular, o peixe representa a prosperidade
Após o Natal, a ceia de Ano Novo é preparada com alguns ingredientes diferentes, como por exemplo os peixes e frutos do mar; segundo a crença popular, o peixe representa a prosperidade

Em busca de prosperidade e com muita esperança no ano que chega, muitos rio-clarenses estão procurando por peixes e frutos do mar para compor a mesa da ceia do dia 31 de dezembro.

A tradição é antiga e André Monteiro, proprietário de um empório e peixaria da cidade, fala sobre o assunto. “Peixe é visto como prosperidade, pois nada para a frente e o que mais as pessoas estão buscando para 2017 é um ano melhor, repleto de esperança”.

Segundo a crença popular, durante a virado do ano, é preciso evitar o consumo de algumas aves que “ciscam para trás”, como o frango, e os peixes e frutos do mar são as opções mais requisitadas.

DICAS

E para quem não tem muita praticidade no preparo dos peixes e frutos do mar, Simone Almeida, cozinheira do estabelecimento, dá algumas dicas simples e objetivas. “O salmão é bastante procurado e é bem fácil de preparar. O tempero é simples, com azeite, sal e pimenta-do-reino. Deve ser preparado no forno, pois em brasa ele acaba ficando um pouco mais seco. Adicionar algumas ervas como alecrim dá um toque especial.”

De acordo com proprietário de uma peixaria, a procura maior é por salmão fresco e partes do bacalhau, como o lombo
De acordo com proprietário de uma peixaria, a procura maior é por salmão fresco e partes do bacalhau, como o lombo

A cozinheira ainda aponta os peixes brancos como uma opção prática e rápida. “A tilápia fresca, por exemplo, também recebe poucos temperos como sal, pimenta, azeite e limão. Para quem quer optar pela churrasqueira, o peixe pintado é uma excelente opção e de fácil tempero.”

Já para pratos mais elaborados a profissional indica o tradicional bacalhau. “Seja o lombo, em lascas ou desfiado, o bacalhau é sempre bem-vindo para aqueles que apreciam o prato, mas é preciso de um pouco mais de prática para prepará-lo”, fala.

Lagostim, camarões, lula em anéis ou em tubos e vieiras também estão sendo procurados pelos clientes e recheiam a mesa com sabores diferenciados e apetitosos.

Vale incrementar a ceia de Ano Novo com casquinhas de siri, porções de lula, camarões fritos e muito mais, claro que contando sempre com o gosto da família e dos amigos, para que 2017 chegue com harmonia e coisas boas.

Seguindo a tradição, a lentilha também é famosa na ceia de Ano Novo e seu formato achatado e arredondado lembra uma moeda, remetendo à fartura de dinheiro. A dica é, assim que o ano virar, comer uma colher contendo no mínimo 12 grãos de lentilha, um grão para cada mês do ano.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Saiba como denunciar assédio sexual sofrido no trabalho

Rio Claro vacina contra a Covid a partir das 7h30