Aumento no preço dos produtos básicos e em contas fixas faz com que trabalhadores busquem outras formas de obter renda

Ednéia Silva

Aumento no preço dos produtos básicos e em contas fixas faz com que trabalhadores busquem outras formas de obter renda
Trabalhadores aguardam pelo atendimento no PAT, que fica na Avenida 3, entre as ruas 6 e 7, Centro (foto divulgação)

Muito se fala na crise econômica que assola o Brasil e prejudica a geração de empregos. Alguns setores estão sendo mais prejudicados que outros, com alto número de demissões e pouca criação de novas vagas. Essa situação gera reflexos no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), que atende trabalhadores em busca de um emprego.

O diretor do PAT de Rio Claro, Sérgio Santoro, informa que o número de atendimentos no posto dobrou desde o mês de abril, quando assumiu o cargo. A oferta de vagas também duplicou. “Chegamos ao recorde de 250 vagas num dia só, porém estamos mantendo uma média de 100 vagas diárias, dentro da meta que estabeleci”, comenta Santoro.

O diretor informa que os setores mais afetados pela crise e que reduziram o maior número de empregos sem dúvida alguma são a indústria e o comércio. “Não há clientes, há dispensa e não há novas contratações”, destaca. Para Santoro, o setor mais prejudicado é a indústria que, segundo ele, dispensou mais e encolheu as ofertas de emprego.

A informação corrobora os dados apresentados pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). De acordo com órgão, a regional de Rio Claro, composta por sete municípios, apresentou resultado negativo no mês de agosto. A variação ficou em -0,53%, o que significou uma queda de aproximadamente 250 postos de trabalho. No acumulado do ano a variação também é negativa: -2,86%, o que significa uma queda de aproximadamente 1.450 postos de trabalho.

Santoro avalia que a crise vem atingindo a todos, empresários e trabalhadores. Para quem está em busca de um emprego, a orientação do PAT é investir em qualificação profissional. Conforme ele, a medida é necessária, pois além da diminuição das vagas as empresas estão mais exigentes e criteriosas na hora da contratação. O PAT fica na Av. 3, entre as ruas 6 e 7, Centro. O atendimento é das 12 às 17 horas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.