Wagner Gonçalves

Que o município de Rio Claro conta com inúmeros ciclistas trafegando nas vias públicas está visível, basta caminhar pelos bairros e observá-los. Somente neste primeiro semestre, o município totalizou 91 acidentes envolvendo ciclistas.

Portanto, com a proporção maior de bicicletas em relação a outras localidades, deve acompanhar também a preocupação com a segurança, pelo trânsito contar com mais meios de transporte. A reportagem do JC flagrou, em alguns pontos do Centro da cidade, imprudências de ciclistas que atentam contra a segurança de si mesmos e de pedestres.

Claudison Gomes da Silva vem comumente à casa de sua namorada, localizada à Rua 1, e por vezes presencia cenas que preocupam. “Muitos ciclistas, em especial os mais jovens, acabam por andar na contramão, ou pedalam pareados, no meio da rua”, relatou. Ele ressalta, no entanto, que muitos motoristas, ao se desviarem de lombadas e valetas, acabam por invadir as ciclofaixas.

Há momentos em que ciclistas trafegam na contramão da ciclofaixa, em outros invadem as ruas, dividindo espaço com carros; clique para ampliar:

Para Luiz Antonio Dorigo, que tem um ponto comercial na referida via, há outras situações que trazem riscos à segurança dos pedestres, como quando os transeuntes disputam espaço com as bicicletas. No quarteirão localizado entre as avenidas 8 e 10, as tardes são movimentadas, conforme ele destaca já ter visto por muitas vezes idosos e crianças se desviarem das bicicletas. “Às vezes, quando fico parado na calçada, ouço assovios de ciclistas pedindo licença para continuar o caminho na calçada, é um absurdo”, desabafou.

Naquela localidade, existe uma ciclofaixa que perpassa toda a Rua 1, mas o problema que havia antes de ser confeccionada permanece ainda hoje. “Muitos acabam por utilizar a ciclofaixa no sentido contrário, o que gera discussão e incidentes”, disse Dorigo, destacando que, dada a baixa velocidade dos ciclistas, nunca testemunhou acidentes.

De acordo com a prefeitura, Rio Claro possui 28 quilômetros de ciclofaixas, áreas demarcadas para uso exclusivo de bicicletas, com o objetivo de organizar o fluxo de veículos e aumentar a segurança no trânsito.

Conforme a assessoria de comunicação, a escolha dos locais para a implantação de ciclofaixas leva em conta vários fatores técnicos, como a quantidade de veículos que trafegam pelo trecho e a localização geográfica do trecho.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Parceria CIEE/Conecta abre vagas para jovens

Rio Claro tem 975 casos de dengue