Com a chuva, ambulantes anteciparam a saída do Jardim Público. Barracas foram retiradas durante o período da tarde

Carine Corrêa

A expectativa pela chuva era muito grande. Desde o dia 26 de julho Rio Claro não recebia uma gota d’água do céu. Nessa segunda-feira (24), de acordo com Danilo de Almeida Kuroishi, diretor da Defesa Civil, choveu cerca de 8,8 milímetros na cidade.

Com a chuva, ambulantes anteciparam a saída do Jardim Público. Barracas foram retiradas durante o período da tarde
Com a chuva, ambulantes anteciparam a saída do Jardim Público. Barracas foram retiradas durante o período da tarde

“Com a chuva, a umidade relativa do ar na segunda foi para 92%. A mínima chegou à casa dos 17,7ºC e a máxima, a 28ºC. Por volta das 15h50, os ventos chegaram a uma velocidade de 51 km/h”, detalha Kuroishi.

Embora tenham acontecido alguns picos fortes da chuva durante o dia, não houve nenhuma ocorrência de inundação no município. “Nossas equipes estavam monitorando os principais pontos de alagamento de Rio Claro. Lembrando que agosto é um mês seco, com poucas chuvas”, frisou.

>>> VÍDEO: internautas comemoram retorno da chuva

Previsão

A previsão da Defesa Civil indica mais chuvas para esta semana. Nesta terça-feira (25) e na quarta-feira (26) podem ocorrer chuvas rápidas. A mínima na casa dos 15ºC/16ºC e a máxima em torno de 30ºC/31ºC. Nesses dois dias, a precipitação está estimada entre 5 e 6 milímetros.

Já na quinta-feira (27), a meteorologia indica poucas nuvens em Rio Claro. Não há previsão de chuvas nesta quinta, que pode voltar a cair na cidade na sexta-feira (28), com previsão de pancadas.

Para o fim de semana, poucas nuvens no sábado (29) e céu claro no domingo (30).

Queimadas

Nos últimos dias, Rio Claro e região registraram muitas queimadas. Fogo em matas, terrenos baldios e canaviais. Em menos de uma semana, a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena) perdeu mais de 30 mil metros quadrados de vegetação rasteira em dois incêndios. No dia 17 deste mês foi registrada queimada em canavial localizado na divisa de Rio Claro e Araras.

Dois dias depois, outro incêndio de grandes proporções em canavial localizado na região da Fazenda Santa Gertrudes. No mesmo dia, fogo ateado a terreno sob o pontilhão da Rua 6 e incêndio na altura do km5 no Distrito de Assistência. Houve ainda queimada às margens da Rodovia SP-127, na região do aterro sanitário de Rio Claro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.