A primavera é a estação mais florida do ano e marca a transição entre um período seco de outro chuvoso

Wagner Gonçalves

A estação das flores se aproxima e o clima já começa a dar sinais do fim do inverno. O início oficial da primavera será no dia 23 de setembro, quarta-feira, a partir das 5h20, e se caracteriza por ser o período das mudanças significativas do clima frio de inverno para o calor do verão. Conforme o técnico da estação meteorológica do Centro de Análise e Planejamento Ambiental (Ceapla), Carlo Burigo, o início da nova estação está sob a influência do fenômeno El Niño, que consiste no aquecimento das águas do Oceano Pacífico.

A primavera é a estação mais florida do ano e marca a transição entre um período seco de outro chuvoso
A primavera é a estação mais florida do ano e marca a transição entre um período seco de outro chuvoso

A tendência apontada por Burigo é de que as temperaturas continuem acima da média durante a nova estação climática, variando de 1 a 2 graus celsius do que se costuma ter. Em suma, a temperatura média deve se manter entre 24°C e 25°C. “O que aumenta as chances de chuva, como vem ocorrendo desde o início do mês de setembro”, comentou o técnico.

Ele comenta que o esperado de chuva para o mês todo é de 60 milímetros, mas, assim como no ano passado, essa média já foi superada. Em 2014 o volume de precipitação em setembro foi de 94 e, em questão de quinze dias, este ano o registro é de 97,5 milímetros. No acumulado anual, o montante até agora foi de 900 milímetros, enquanto que nos doze meses do ano passado foi de 891. “A tendência é que este ano ultrapasse tranquilamente os mil, e alcance um volume maior em relação ao ano passado”, comentou Burigo.

A perspectiva apontada por ele é que, assim como aconteceu há poucos dias, as chuvas mais intensas e com fortes ventos, aos fins de tardes, serão mais frequentes nos próximos dias. O que demanda cuidado na infraestrutura do município, conforme destacou o secretário municipal de Manutenção e Paisagismo, Sérgio Guilherme, que vem gerenciando as atividades nas praças que foram prejudicadas pelas últimas ventanias.

“O objetivo é deixar as praças limpas, com galhos cortados, além de árvores e flores que vêm recebendo manutenção”, disse o secretário. Ademais, alguns locais receberam plantações de mudas de flores, como o canteiro na Avenida 29 com a Rua 9, no Paço Municipal e em parques no Cervezão. Em uma praça na Rua 5, com a Avenida 33, um trabalho em conjunto com um condomínio visa à revitalização e manutenção da área.

ALTAS TEMPERATURAS

A estação mais florida do ano começa com a temperatura em alta. Burigo conta que a máxima registrada nessa terça-feira (22) foi de 35,4ºC com índice de umidade relativa do ar de 26%, considerado estado de atenção pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para esta quarta-feira (23) a temperatura deve variar entre 18ºC e 32ºC, sem previsão de chuva.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.