A primavera teve início nesta madrugada e já chegou sob forte calor. O inverno se despediu da população com características bem distantes da estação ‘mais fria do ano’.

As chuvas que poderiam ‘refrescar’ um pouco também não vieram como o esperado. A média prevista para o período de 21 de junho a 23 de setembro era de 107 milímetros, porém só choveu 46,9 milímetros.

Ao que tudo indica, a estação das flores terá temperaturas acima da média (24 graus) e deve chover pelo menos 418 milímetros (média prevista). Na primavera do ano passado esse número foi além e choveu 485 milímetros.

Para hoje, sábado (23), a máxima prevista é de 37 graus. Já amanhã, domingo, o calor deve aumentar com os termômetros chegando à casa dos 39 graus. Essa mesma temperatura como máxima é prevista para a segunda-feira (25).

Orientações

Com temperaturas que podem chegar perto dos 40 graus nos próximos dias e a umidade relativa do ar baixa, a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro alerta para cuidados com a saúde que devem ser adotados.

“A recomendação vale para toda a população, e a atenção deve ser redobrada no caso de crianças, pessoas idosas, obesas ou que tenham doenças pré-existentes”, afirma Camila Fontana Rovari, que coordena o setor de atenção básica da Fundação de Saúde.

É importante evitar exposição solar direta das 10h às 16h e usar protetor solar a qualquer hora do dia. As fortes ondas de calor podem afetar a saúde, causando tontura, dor de cabeça, desmaio, náusea, exaustão e inchaço, especialmente na região dos tornozelos.

Para evitar esses problemas, cuidados podem ser tomados em casa ou em ambientes externos e incluem hidratação. A orientação é manter sempre uma garrafinha de água por perto, também podem ser ingeridos sucos naturais recentemente preparados. Nestes dias mais quentes, os banhos devem ser tomados em água fria ou gelada e é indicado o uso de roupas leves e de cores claras.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Prédio que foi da Nossa Caixa e BB volta ao leilão