Teve início nesta terça-feira (21), em todo o hemisfério sul do planeta, o inverno. Desde às 6h14 que a nova estação já está entre nós e se manterá assim pelos próximos três meses. Em Rio Claro, de acordo com dados do Centro de Análise e Planejamento Ambiental (Ceapla), da Unesp e Prefeitura, há uma tendência de chuvas abaixo da média para o período.

“Nossa região fica mais seca e a tendência é de que as chuvas devam ficar um pouco abaixo da média. Haverá semanas com temperatura abaixo dos 10°C, mas a média das baixas pode ficar entre 12°C e 15°C e a média das máximas na casa dos 20°C a 22°C”, informou o técnico Carlo Burigo.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), outro aspecto meteorológico que se observa durante o inverno são as constantes inversões térmicas que causam nevoeiros e neblinas. O ar seco e o vento calmo favorecem a formação da bruma – substâncias sólidas suspensas na atmosfera, tais como poeira e fumaça – poluindo o ar.

A concessionária Neonergia Elektro lembra que no inverno a expectativa é de aumento no consumo de energia elétrica devido ao uso mais frequente de equipamentos como o chuveiro elétrico, aquecedor, máquina de secar roupa, entre outros. Os consumidores podem seguir algumas dicas para que consigam manter e até reduzir o valor da conta, mesmo durante o período mais gelado do ano.

Economize

  • O ideal é programar o banho para horas mais quentes do dia e evitar colocar o chuveiro na potência máxima.
  • O mesmo acontece com as torneiras elétricas. O recomendável é lavar louças em horários do dia em que a temperatura está mais elevada, para evitar usar a água quente.
  • Evite deixar o aquecedor ligado por longos períodos, utilize-o apenas quando estiver no ambiente e regule a temperatura para que o espaço não fique muito quente.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.