Nesta quarta (11) é esperado que a umidade relativa do ar esteja em torno dos 20%, levando Rio Claro para o estado de alerta. As temperaturas podem chegar aos 37°C hoje e miníma deve ser de 21°C.

A umidade do ar em Rio Claro vem apresentando medições muito baixas. Nesta semana, as marcações feitas pelo Ceapla, da Unesp, não passaram dos 30%, fazendo com que o município esteja em estado de atenção.

Segundo Carlo Burigo, do Ceapla, o ideal para o corpo humano é que a umidade relativa do ar esteja entre 50% e 80%, ou seja, Rio Claro está bem abaixo do nível considerado ideal.

Infelizmente, a tendência é de que a umidade do ar continue bastante baixa nos próximos dias, já que pelo menos até a próxima segunda (16) não há previsão de chuva.

Saúde exige cuidados em tempo muito seco

Com a baixíssima umidade do ar, é necessário que se tenham alguns cuidados para evitar problemas de saúde.

Nas épocas de tempo seco, como a que vivemos agora, é preciso evitar praticar exercícios físicos durante o período mais crítico do dia, ou seja, entre 10 e 16 horas.

A hidratação também é extremamente importante e necessária quando a umidade do ar está abaixo do ideal. O recomendado é que as pessoas consumam bastante água diariamente, além de utilizar soro fisiológico para os olhos e o nariz. Hidratantes para a pele também podem ser importantes.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.