No ano passado, foram 21 focos de incêndio registrados nos Boletins de Ocorrência de Incêndio (BOIs), um total de 59,11 ha de área queimada na Feena, em Rio Claro. Foto: Divulgação Fundação Florestal.

Um evento de conscientização sobre medidas para prevenção aos incêndios florestais aconteceu na manhã de hoje, sábado (13), no CEU Mãe Preta localizado na Avenida 1-MP, número 159.

Das 9 da manhã ao meio-dia a população pode acompanhar rodas de conversa, demonstração dos equipamentos utilizados por brigadistas e exposições de alguns animais da Feena. Ainda tiveram a oportunidade de ver e manusear uniformes e equipamentos utilizados pelos bombeiros, na presença do mascote ‘Faísca’.

“O envolvimento da comunidade em ações de conscientização sobre a prevenção aos incêndios florestais é extremamente importante, pois é uma maneira de esclarecer sobre os danos que os incêndios causam não só para a fauna e flora, mas também para a saúde humana. Nosso objetivo é sensibilizar, por meio de atividades de educação ambiental, as pessoas sobre os impactos negativos das queimadas e o que elas podem fazer para prevenir queimadas, reduzindo, dessa forma, os focos de incêndio. Para este ano, as ações da Feena serão pautadas em ecofaxina, palestras, distribuição de folhetos educativos, tendas expositivas e muito mais. Tudo isso em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Turismo, agentes de endemias e da saúde da família”, afirma Simone Freitas, gestora da Feena.