ACÚMULO DE LIXO: moradores denunciam acúmulo de lixo em terreno particular situado na Rua 15, no bairro Santa Maria

Carine Corrêa

ACÚMULO DE LIXO: moradores denunciam acúmulo de lixo em terreno particular situado na Rua 15, no bairro Santa Maria
ACÚMULO DE LIXO: moradores denunciam acúmulo de lixo em terreno particular situado na Rua 15, no bairro Santa Maria

O leitor Valmir Rodrigues fez contato com a redação do Jornal Cidade para denunciar o acúmulo de entulho em um terreno situado na Rua 15, no bairro Santa Maria. Na área, localizada entre as Avenidas 78 e 80, Valmir relata uma grande quantidade de materiais que podem ser possíveis focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue.

“Tem muita telha encostada e outros materiais que podem conter água parada. Faz tempo que observo essa situação nesse terreno”, pontuou Rodrigues, ressaltando a preocupação com o avô que mora nas proximidades.

José Carlos dos Santos também alerta para criadouros de dengue no terreno. “Além da dengue, há ainda outros problemas, como o aparecimento de ratos e baratas que acabam sendo atraídos pelo lixo. Cansamos de fazer limpeza, mas as pessoas insistem em descartar entulho. O proprietário do terreno precisaria cercá-lo”, comenta o morador.

O morador Domingos Rodrigues de Oliveira acrescenta, “Isso está uma vergonha. Não está pior porque limpamos”, completou.

A Prefeitura foi consultada e reforçou em nota que a limpeza de terrenos particulares é de responsabilidade dos proprietários. “Em caso de terrenos particulares fechados, a prefeitura de Rio Claro é legalmente impedida de entrar nos imóveis”, salientou. Ainda que o cercamento seja precário, o poder público reforçou que não é possível a Prefeitura entrar no imóvel para fazer a limpeza.

“A limpeza dos terrenos baldios abertos também é de responsabilidade dos proprietários. Todo ano a Prefeitura de Rio Claro publica edital de notificação dando prazo de 20 dias para que os donos de terrenos baldios providenciem a limpeza e corte de mato de seus imóveis, que devem permanecer limpos durante o ano todo. A partir do vencimento do prazo, a Prefeitura passa a fazer a limpeza nos terrenos baldios particulares abertos e a mandar a conta do serviço aos proprietários faltosos”, finalizou.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.