Um ato solene no Auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) marcou o Dia do Profissional da Química, oficialmente comemorado em 18 de junho, data em que foi promulgada a Lei 2.800/56, que regulamentou a profissão no Brasil. Promovido pelo Conselho Regional de Química IV Região (SP), o evento reuniu 70 convidados.

Na solenidade foram homenageados 12 professores que participam há 20 anos do Programa Representantes de Cursos. O superintendente do CRQ-IV, Wagner Contrera Lopes, idealizador do programa, explicou os objetivos e a forma de atuação dos professores participantes, saudando o trabalho dos 12 homenageados que, segundo ele, foram os primeiros a acreditar na importância de fazerem a interface entre o Conselho e as escolas técnicas e de nível superior. Entre os homenageados esteve Célia Alem, do Colégio Alem de Rio Claro.

“Ligninas: Fotoproteção de Corantes e Oxidação para Obtenção de Quelantes”, pesquisa produzida pelos estudantes Tárik Chaves Taha e Ana Júlia Traiba da Silveira, com orientação do Prof. Dr. Adilson Roberto Gonçalves, do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) Câmpus Rio Claro, foi a ganhadora na modalidade Engenharias da Área Química. Esta é a quinta vez que o professor Adilson Gonçalves ganha o Prêmio CRQ-IV na condição de orientador: nos anos de 2002, 2004 e 2006, quando atuava na Faculdade de Engenharia Química de Lorena; e em 2005, na modalidade Química de Nível Médio, quando trabalhou com alunos do Colégio Técnico de Lorena Prof. Nelson Pesciota, instituição que também possui o Selo de Qualidade CRQ-IV.

Rio Claro

Professora do Colégio Alem, Célia Alem foi homenageada através do Programa de Representantes de Cursos de Química.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.