Ramon Rossi

O ararense Bruno Leonardo Scabora, 37, está representando Araras na final no Concurso “A Melhor Linguiça do Brasil”. O desafio foi lançado pelo programa Mais Você, da Rede Globo, na última segunda-feira (2). A criação dele foi destaque em uma seleção nacional e o habilitou a participar da competição.

Foram escolhidos apenas 13 finalistas entre mais de 300 receitas de linguiça recebidas pela equipe do programa. Nascido em Araras, filho dos também ararenses Francisco Scabora e Nilcéia Martoni Scabora, Bruno mora em Sorocaba com sua família há seis anos, onde estabeleceu sua charcutaria artesanal, Signora Fumaça.

Com o hábito de cozinhar, inventar e provar receitas, o gastrônomo e economista se reveza entre Sorocaba e Araras, cidades onde vive grande parte de sua família.

A inspiração para o negócio, que o levou à final do concurso, também vem de casa. “Sempre busco inspiração para minhas receitas nas minhas origens e na minha lembrança. Minha família é de origem italiana, radicada em Araras, então desde pequeno essa fusão italiana e caipira vem guiando minhas escolhas. Acredito que a comida tem o grande poder de te levar de volta a lugares que já esteve relembrar situações e sensações vividas”, explica ele.

A participação deles no programa Mais Você, de Ana Maria Braga, acontece essa semana.

Especialidade

Scabora trabalha com a linguiça artesanal e outros produtos de charcutaria, profissionalmente, há um ano. A “calabresa perfeita”, que está em destaque no Programa Mais Você, é uma das especialidades dele. “Além dessa linguiça fresca, inscrita no concurso, também faço outras opções:  defumada ou curada (seca). Também faço outros tipos para consumo próprio: adoro uma de estilo espanhol com bastante páprica e uma caipira, só com sal alho e pimenta. Estão em fase de testes para venda alguns salames, dos quais destaco o italiano e o cacciatore”, reforça ele.

O ararense espera que a linguiça o ajude a vencer o concurso, mas já comemora estar entre os finalistas, e pondera sobre o porquê a linguiça foi destaque entre as melhores do país. 

“Ela traz as raízes italiana e brasileira em sua melhor forma. A linguiça calabresa, ao contrário do que muitos pensam, foi criada no Brasil por imigrantes italianos, inspirada em uma linguiça da Calábria. Traz uma picância leve e uma mistura de sabores apreciada por todos. Não à toa é uma das favoritas (se não a favorita) da maioria dos brasileiros”, diz.

“Foram meses testando cada tipo de carne, cada tipo de processo, cada tempero, miligrama a miligrama, até chegar em uma harmonia perfeita de sabores. Ela traz várias referências de sabor e temperos, deixando todos em evidência, mas sem que um se sobressaia ao outro e sem deixar de sentir o principal sabor: a carne de extrema qualidade. Essa receita é tão especial que ela se comporta muito bem em vários processos: fica ótima fresca, defumada, seca ou maturada”, avalia.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.