A prefeitura de Rio Claro iniciou nesta semana mais uma etapa da troca de lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de led em sete bairros. Na fase inicial as substituições foram feitas nas vias principais do Jardim Inocoop, Chácara Lusa, Jardim Paulista 1, Vila Anhanguera, Nova Veneza, Benjamin de Castro e Residencial dos Bosques. Agora o serviço está sendo realizado nas demais vias públicas desses bairros.

“Com a troca, pontos movimentados ganham mais iluminação e maior segurança com economia de recursos públicos, uma vez que as lâmpadas de led são mais econômicas”, explica o prefeito João Teixeira Junior, que acompanhou parte das obras segunda-feira (16) no pontilhão do Inocoop e destaca os esforços da atual administração para eliminar pontos escuros em várias regiões da cidade. “É um trabalho que também amplia a segurança no trânsito melhorando a visibilidade à noite para os motoristas”, acrescenta Juninho.

A comunidade dos bairros atendidos já percebe a diferença na iluminação pública com as lâmpadas de led e aprova a iniciativa da prefeitura. “O fluxo de veículos hoje está muito grande nesta região, o movimento aumentou e tudo o que der mais segurança e deixar mais iluminado esse trecho é muito importante”, comenta o comerciante Carlos Augusto, que têm um ponto comercial em frente ao pontilhão do Inocoop.

A substituição envolve 600 lâmpadas e é feita em parceria com a construtora ForCasa. Estão sendo retiradas lâmpadas de sódio de 70 watts e 250 watts e colocadas lâmpadas equivalentes a 60 watts e 120 watts de led, que têm maior fluxo luminoso e, por isso, iluminam mais. De acordo com estimativas da prefeitura, a economia é de 40% no consumo de energia.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.