A Prefeitura de Rio Claro continua com ações de limpeza de descarte irregular em toda a cidade. No sábado (18), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente fez a recolha de cerca de 20 toneladas de lixo na estrada municipal que liga o Distrito Industrial ao distrito de Ajapi, próximo ao bairro Cachoeirinha.

Com apoio da secretaria Municipal de Educação e da Sustentare, foi feita a limpeza de toda a área, ponto recorrente de descarte irregular. Logo em seguida, foi feita a revitalização da área, com plantio de mudas de árvores cedidas pela secretaria municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, visando impedir novos descartes.

A ação fez parte da iniciativa “Dia Mundial da Limpeza”, cujo objetivo foi realizar, no sábado, em todo o mundo, ações de limpeza no âmbito ambiental em um único dia. Além desta, Rio Claro realizou outras duas ações. Ecofaxina em área verde no bairro Santa Clara 2 e campanha de conscientização no Lago Azul que abordou a responsabilidade do descarte correto de resíduos e coleta das fezes dos animais de estimação.

“Temos feito ações para tentar inibir descartes irregulares em diversos pontos da cidade, mas lamentavelmente munícipes não estão colaborando e continuam despejando lixo em locais próximos. Com a colaboração de todos, se torna mais possível e menos custoso mantermos a cidade mais limpa e por mais tempo”, comenta o secretário Leandro Geniselli, lembrando que ação semelhante foi feita anteriormente em área ao lado do ecoponto do São Miguel.

O secretário ressalta ainda que a multa para quem for pego descartando resíduos de maneira irregular é progressiva, começando por R$ 542,20.

Não há motivos para o descarte irregular na cidade, já que a prefeitura disponibiliza uma série de serviços gratuitos para o descarte correto de materiais, como a coleta de lixo domiciliar, feita três vezes por semana em todos os bairros; o serviço mensal de cata bagulho; a coleta seletiva, realizada uma vez por semana nos bairros; e sete ecopontos, que abrem todos os dias da semana.

Os ecopontos de Rio Claro ficam abertos de segunda a sexta-feira das 8 às 20 horas. Aos sábados, das 8 às 17 horas e aos domingos e feriados, das 8 horas ao meio dia.

Estão localizados nos bairros São Miguel (anel viário, perto da Avenida 62-A), Inocoop/Guanabara (Avenida Tancredo Neves com a rodovia Fausto Santomauro), Jardim Figueira (Avenida 54 em frente à Rua 27), Jardim das Palmeiras (Avenida 3-JP, ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto), no Cervezão (Rua 6-A, Avenida M-21) e Jardim São Paulo (Rua 1-A) e no distrito de Ajapi (quilômetro 16 da estrada Ajapi-Ferraz na esquina da Avenida 15).

Nos ecopontos podem ser depositados até um metro cúbico de galhos, restos de podas de árvores e entulhos de materiais de construção; móveis, eletrodomésticos, madeiras MDF, colchões e outros objetos velhos; pilhas e materiais recicláveis, lâmpadas e óleo de cozinha. Lixo orgânico, hospitalar e de empresas não são aceitos nos ecopontos, pois têm outros modelos de descarte.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.