O município de Rio Claro continuará contando com os serviços do Espaço Mais Saúde até março de 2019. O contrato com a Cies Global, empresa responsável pelos serviços, foi renovado na manhã desta quinta-feira (27) por mais 90 dias. No complexo médico-hospitalar montado pela prefeitura são realizados exames, consultas e cirurgias em várias especialidades médicas.

“Os números mostram o acerto na implantação do Espaço Mais Saúde, o melhor programa de saúde coletiva já realizado pelo município. Esses 90 dias de prorrogação do contrato serão suficientes para que os serviços sejam transferidos para o Cead (Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico) e, talvez, para viabilizarmos o hospital-dia”, disse o prefeito disse o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

A implantação do hospital-dia onde hoje funciona a Unidade de Pronto Atendimento do Cervezão depende de aprovação da Câmara de Vereadores, para a liberação de financiamento que a prefeitura busca na Caixa Federal.

Desde o início dos serviços nas carretas da saúde, em 20 de setembro de 2017, a Secretaria Municipal de Saúde realizou mais de 32 mil atendimentos no Espaço Mais Saúde, entre consultas, exames e cirurgias. Muitos dos procedimentos foram destinados a pessoas que há anos aguardavam na fila de espera.

“A renovação ocorreu porque ainda existem demandas e também porque os serviços realizados no Espaço Mais Saúde, com acolhimento e humanização apresentaram altíssima resolutividade”, afirmou o secretário de Saúde de Rio Claro, Djair Claudio Francisco.

Segundo Djair, nos 90 dias de vigência da renovação do contrato serão oferecidos atendimentos de oftalmologia, cirurgias de catarata, colonoscopia, endoscopia, ecografia e reumatologia, sempre para pacientes que aguardam na fila de espera do SUS (Sistema Único de Saúde).

Os custos de todos os procedimentos são pagos pelo município de acordo com a tabela de procedimentos do SUS, estabelecida pelo Ministério da Saúde. A Câmara de Vereadores também colaborou com o programa ao devolver sobra do repasse financeiro que recebe da prefeitura.

O complexo médico-hospitalar Espaço Mais Saúde funciona na Avenida Visconde do Rio Claro. Os pacientes são chamados por telefone pela Central de Regulação do SUS em Rio Claro, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Saúde. Mais informações podem ser obtidas nas unidades de saúde da rede municipal ou pelo telefone 3525.4717, das 8 às 17 horas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.