Divulgação 

A prefeitura de Rio Claro tomou medidas para que unidades de saúde do município fiquem mais seguras. Desde a segunda-feira (14), profissionais das áreas de segurança e controle de acesso estão atuando nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Cervezão e Bairro do Estádio, Pronto Socorro Municipal Integrado (PSMI) e Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead).

“São locais de muito movimento diário”, explica o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Nosso objetivo é que não apenas os usuários, mas também os profissionais que trabalham nesses postos de saúde tenham mais segurança e tranquildiade”, acrescenta.

O secretário de Saúde, Djair Francisco, explica que, além de segurança, o controle de acesso também é essencial para dar mais agilidade ao atendimento. “É outra ação no sentido de organizar o atendimento à população”, comenta, lembrando que as UPAs e o PSMI, com atendimento 24 horas em todos os dias da semana, são importantes referências de atendimento da rede municipal de saúde nas áreas de urgência e emergência.

Para desenvolver o serviço, a Secretaria de Saúde contratou duas empresas, a partir de concorrência pública. Uma é especializada em segurança e a outra, em controle de acesso, ambas com profissionais treinados especificamente para o trabalho em unidades de saúde, especialmente na urgência e emergência.

A medida integra as medidas do programa Mais Saúde, com ações da prefeitura para reduzir a fila de espera na rede municipal de saúde e melhorar o acolhimento e atendimento à comunidade. Programas como o Farmácia Todo Dia, com atendimento nos finais de semana e feriados, a retomada das obras de seis unidades de saúde que foram paralisadas na administração anterior, e a instalação em breve de unidades móveis de saúde no Espaço Livre do Centro são exemplos de iniciativas do município dentro do Mais Saúde.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.