A prefeitura de Rio Claro iniciou nesta semana obra de desassoreamento para conter erosão na Avenida 48 com a Rua 22, na divisa entre os bairros Jardim das Paineiras e Santa Elisa. O processo erosivo foi causado pelo assoreamento de um trecho do córrego Olinda que teve alteração no curso d’água causando erosão que estava invadindo a via pública. Equipe da Secretaria Municipal de Obras está trabalhando no local para corrigir o problema. O trabalho está sendo feito com recursos próprios do município.

“A obra vai conter o avanço da erosão que poderia comprometer a via causando prejuízos aos moradores, além de permitir o escoamento adequado das águas das chuvas”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que esteve no local verificando os trabalhos junto com o secretário de Obras, Paulo Roberto de Lima. “Estamos fazendo o aterramento da vala e compactação do solo”, explica Lima.

O trabalho realizado pela prefeitura conta com aprovação dos moradores. “Está ficando muito bom. Antes estava perigoso porque o buraco estava tomando conta da rua”, observa Roberto de Oliveira, morador do Jardim das Paineiras. De acordo com ele, o problema era antigo. “Fazia muito tempo que estava assim. A cada chuva o buraco só aumentava porque a enxurrada levava a terra embora”, lembra.

Além da Avenida 48, a prefeitura irá realizar obras em mais dois locais na região. Trabalho de desassoreamento também será realizado na esquina da Avenida 48, ao lado da horta, e na Avenida 54, no bairro Santa Elisa. A execução dos serviços vai se estender até a próxima semana, quando deverão ser concluídos. “Vamos fazer a limpeza das margens e retirar o material que se acumulou no fundo do córrego, melhoramento a vazão e o escoamento da água”, informa Valter Godoy, diretor municipal de Obras. A ação tem como objetivo evitar possíveis inundações durante o período de chuvas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.