Secretaria de Mobilidade Urbana realizou na segunda-feira (23) mudanças nas rotatórias da Rua 14, com a Avenida Saburo Akamine

Adriel Arvolea

Secretaria de Mobilidade Urbana realizou na segunda-feira (23) mudanças nas rotatórias da Rua 14, com a Avenida Saburo Akamine
Secretaria de Mobilidade Urbana realizou na segunda-feira (23) mudanças nas rotatórias da Rua 14, com a Avenida Saburo Akamine

Entre maio e outubro de 2014, o Jornal Cidade veiculou as seguintes notícias: ‘Colisão mata motociclista’; ‘Carro colide contra caminhão’; ‘Mulher morre após acidente entre bicicleta e caminhão’. Os registros ocorreram no acesso da Avenida Saburo Akamine e, também, cruzamento com a Rua 14.

A Saburo Akamine é uma importante via de Rio Claro que interliga os bairros Santa Elisa e Wenzel, e cruza com a Estrada Velha de São Carlos e a Rua 14. Com trânsito intenso, a via acumula acidentes com frequência. Os riscos só tendem a aumentar, já que o município conta, atualmente, com uma frota de 162.500 veículos automotores, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana e Sistema Viário.

Embora com maior número de veículos nas ruas, Rio Claro registrou entre janeiro e agosto do ano passado, redução de 20%, em média, no número de acidentes de trânsito, em igual comparação com 2013. Nesse mesmo período, a frota de veículos automotores teve acréscimo de 10%. Os índices mais significativos foram registrados nos meses de março, abril, julho e agosto a partir da entrada em operação do sistema de fiscalização eletrônica do município, que conta com radares e lombadas eletrônicas.

Hoje, com todo o sistema de radares implantado, Rio Claro tem um total de 27 pontos fixos de fiscalização eletrônica. São seis lombadas eletrônicas, nove radares fixos de controle de velocidade e 12 radares que detectam avanço de sinal vermelho e velocidade dos veículos. Além disso, o município possui três radares móveis, que são deslocados para diversos locais

Com o objetivo de orientar e disciplinar ainda mais o trânsito, a Secretaria de Mobilidade Urbana realizou na segunda-feira (23) mudanças nas rotatórias da Rua 14, com a Avenida Saburo Akamine, região de acesso aos bairros Jardim São Paulo, Jardim Bela Vista, Santana e Santa Cruz. As alterações são experimentais e estão sendo analisadas pelo departamento de Trânsito.

“A proposta da reestruturação é reduzir de quatro para dois cruzamentos naquele ponto, aumentando a segurança do tráfego e reduzindo os riscos de acidente. Os acessos antigos nas rotatórias foram fechados com prismas de concreto e cavaletes, e o trecho, também, foi sinalizado para alertar os motoristas sobre as mudanças no trajeto. Se a alteração der resultados positivos, será adotada de forma definitiva no decorrer dos próximos meses”, explica a pasta.

Apesar de recente, a motorista Michele Degli Esposti já aprova a alteração. “Era necessária uma intervenção no local. São muitos acidentes e com frequência”, comenta a munícipe. Consultada, a Prefeitura afirma que não é possível fazer uma avalização bem fundamentada em tão pouco tempo. “A Secretaria de Mobilidade Urbana está monitorando o trecho e fazendo os apontamentos técnicos sobre a intervenção”, conclui a Prefeitura.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.