Duas bibliotecas públicas municipais de Rio Claro, localizadas nos bairros Cervezão e Mãe Preta e fechadas há quase um ano por causa da pandemia de coronavírus serão reabertas ao público na segunda-feira (25).

As bibliotecas atenderão de segunda a sexta-feira das 8 às 16 horas a partir de agendamento telefônico e os protocolos do enfrentamento à pandemia de Covid-19 serão seguidos, com a ocupação restrita a 40% da capacidade de ambos os espaços.

Apesar de muitos funcionários afastados devido à pandemia, a nova administração municipal conseguiu fazer remanejamento interno de pessoal para reabrir as unidades.

Segundo o secretário municipal da Cultura, Professor Dalberto, o período de quase um ano em que as duas bibliotecas permaneceram fechadas durante a gestão passada prejudicou milhares de pessoas, pois ambas estão em bairros populosos e muitas pessoas ficaram sem acesso a livros. “Para reverter esse quadro tivemos o apoio de nossos funcionários, que propuseram revezamento para atender as duas bibliotecas”, explica Dalberto.

A biblioteca “Zeverina Quillici Tedesco” está localizada no bairro Cervezão na Rua M-15 número 411, vizinha da subprefeitura. O telefone é 3524-5792. A biblioteca do CEU – Centro de Esportes Unificado – está localizada no bairro Mãe Preta na Avenida 1 MP sem número. O telefone é 3524-1380.

O sistema de bibliotecas públicas de Rio Claro conta com outras duas unidades, que também estão atendendo a partir de agendamento e respeitando os protocolos sanitários.

A biblioteca “Maria Victoria Alem Jorge” (Centro Cultural) fica na Rua 2, 2880, Vila Operária e o telefone é 3522-8002. A biblioteca “Lenyra de Camargo Fracarolli” (Gabinete de Leitura) fica na Avenida 4, 427, entre ruas 5 e 6, Centro, e o telefone é 3532-4077.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, a retomada do atendimento nas bibliotecas do Cervezão e Mãe Preta faz parte do plano de reabertura dos espaços culturais de Rio Claro. Nas próximas semanas também devem ser retomadas as atividades na Pinacoteca Municipal e no Museu “Amador Bueno da Veiga”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.