A prefeitura de Rio Claro vem trabalhando para ampliar o número de vagas nas escolas e creches da rede municipal de ensino. A abertura de novas vagas tem sido feita por meio de ampliações e construções de unidades educacionais. Esse trabalho tem dado resultados positivos. O governo municipal contabiliza 3.015 novas vagas distribuídas em creche, pré-escola, ensino fundamental, projetos e salas de recursos multifuncionais.

Parte dessas vagas já foi preenchida e o restante será oferecido pelas novas escolas em construção ou com projeto em andamento. “Em menos de dois anos de governo estamos criando essas três mil vagas para as crianças da nossa cidade. É um momento histórico e uma conquista importante para a comunidade, especialmente para as mães que agora podem ir tranquilas para o trabalho”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Das 3.015 vagas, 823 já foram preenchidas. São 555 vagas em creches, 135 em pré-escola, 100 em projetos do ensino fundamental e 33 em salas de recursos multifuncionais. Das 555 vagas criadas em creches, 305 foram abertas em escolas existentes e 250 em novas escolas. Uma delas é a creche construída pela prefeitura no bairro Terra Nova que foi inaugurada em julho deste ano e atende 130 crianças de zero a três anos de idade. As outras 120 vagas foram abertas na Escola Municipal “Jardim Esmeralda”. “Essas conquistas mostram que a educação é uma das prioridades da nossa administração. Acredito que quanto mais escolas construirmos menos presídios teremos”, afirma Juninho.

As demais vagas, 2.192, serão nas abertas nas escolas em construção ou com projetos de construção em andamento. Serão 1.560 vagas de ensino fundamental nas duas escolas que estão sendo construídas nos bairros Jardim Novo e Benjamin de Castro. Em breve terá início a construção de uma creche no Jardim Araucária para atender 92 crianças em período integral ou 184 crianças em período parcial. A prefeitura também tem convênios assinados para construir mais três creches com 180 vagas cada, totalizando 540 novas vagas.

“Estamos procurando atender as áreas de maior demanda por vagas, como é o caso das regiões do Jardim Novo e Araucária, onde moradias foram entregues sem os equipamentos públicos necessários”, explica o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira. “Com escola perto de casa, as crianças terão maior comodidade e conforto, e a prefeitura terá economia no transporte”, acrescenta.

Os investimentos no setor de educação não se resumem apenas à ampliação de vagas. A prefeitura tem trabalhado para melhorar a infraestrutura das escolas. Desde janeiro do ano passado, a prefeitura já realizou 34 intervenções em escolas, entre reformas e ampliações. Algumas obras já foram concluídas e outras estão sendo executadas ou com processo em andamento.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.