SITUAÇÃO DE RISCO: parte do telhado do galpão que serve como depósito para pneus foi danificada por um temporal

Sidney Navas

SITUAÇÃO DE RISCO: parte do telhado do galpão que serve como depósito para pneus foi danificada por um temporal
SITUAÇÃO DE RISCO: parte do telhado do galpão que serve como depósito para pneus foi danificada por um temporal

As chuvas de verão que vêm atingindo Rio Claro não causam só interrupção no fornecimento de energia elétrica, alagamentos e quedas de galhos e árvores pelos quatro cantos da cidade. O temporal também danificou parte do telhado do prédio localizado no Aterro Sanitário, situado no final do bairro Jardim Novo I, às margens da SP-127 (Rodovia Fausto Santomauro). É lá que as autoridades acondicionam os pneus descartados e gastos pela ação do tempo.

Sem a devida proteção, o receio é que esse cenário contribua para o aparecimento de novos criadouros do mosquito da dengue, cuja incidência da doença tende a aumentar nesta época do ano. A reportagem do JC foi ver a situação de perto e, mediante autorização das autoridades, entrou no prédio, registrando o cenário que encontrou. Alguns pneus podem estar acumulando água parada e, como a previsão é de mais pés d’água por aí, a situação pode piorar.

A prefeitura municipal, por intermédio de sua assessoria de imprensa, confirma os estragos no telhado da edificação por conta do vento e da chuva forte que seguem assolando o município. Por outro lado, informou ainda que a uma equipe da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema) por sua vez já acionou a administração do aterro sanitário e os reparos estão sendo providenciados. Mas ninguém informou ao certo quando os trabalhos de recuperação do telhado devem começar. É justamente essa demora é que vem preocupando quem mora naquela região.

Com relação aos pneus velhos, a prefeitura esclarece que eles são recolhidos normalmente por uma empresa especializada no descarte desse tipo de material. O galpão foi construído com a finalidade de oferecer melhores condições de armazenamento dos pneus. Uma empresa faz o recolhimento uma vez por mês. A Sepladema tem cadastradas 33 borracharias que fazem o descarte correto do produto no galpão. São 3 mil pneus recolhidos mensalmente no município.

Você em casa pode e deve fazer a sua parte, eliminando os possíveis criadouros do mosquito. Não deixe água parada em pneus fora de uso, caso tenha algum em casa. O ideal é fazer furos nesses pneus para evitar o acúmulo de água. A vasilha que fica debaixo dos vasos de plantas também não pode ter água parada.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.