Divulgação 

A prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria de Agricultura, prepara projeto para estimular o crescimento comercial dos pequenos apicultores do município. Uma sala está sendo preparada em prédio da secretaria para que o produto possa ser comercializado com o selo SIM (Serviço de Inspeção Municipal), que atesta a qualidade do material.

“O primeiro passo é a preparação da sala de envasamento, em seguida vamos buscar apoio financeiro para comprar os equipamentos”, explica Emilio Cerri, secretário municipal de Agricultura. A intenção é conseguir emenda parlamentar para adquirir a máquina de envase que custa em torno de R$ 130 mil. “O projeto está pronto e esperamos conseguir apoio para colocá-lo em prática”, comenta.

Os associados da Apirc (Associação dos Pequenos Apicultores de Rio Claro e Região) acompanham o assunto e demonstra grande interesse em fazer envasamento de mel em sachê. A Apirc tem 26 associados. Um deles é Edison Mauch, proprietário do Apiário Sítio Ribeirão das Araras. Ele conta que a criação da sala vai permitir que os pequenos e médios apicultores vendam sua produção de mel diretamente sem intervenção de atravessadores. Atualmente a comercialização é feita de forma indireta. “Os atravessadores ganham muito e os produtores ficam apenas com o trabalho”, afirma Mauch.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.