FROTA SUCATEADA? O secretário de Segurança, Gustavo Viégas, por meio de sua assessoria, rebate as críticas recebidas

Sidney Navas

Pouco a pouco a frota da Guarda Civil Municipal de Rio Claro (que realiza o patrulhamento preventivo) estaria sofrendo com a falta de reparos e manutenção, favorecendo um suposto cenário de ‘sucateamento’ das viaturas. Pelo menos é o que diz um grupo de agentes ouvidos pela reportagem do Jornal Cidade.

Por medo de represálias, esses GCMs não quiseram se identificar, mas eles contam que, além da falta de cuidados necessários, um Ford EcoSport, bastante danificado depois de um acidente (isso há quase dois anos) até agora continua fora de operação.

FROTA SUCATEADA? O secretário de Segurança, Gustavo Viégas, por meio de sua assessoria, rebate as críticas recebidas
FROTA SUCATEADA? O secretário de Segurança, Gustavo Viégas, por meio de sua assessoria, rebate as críticas recebidas

Conforme as mesmas informações, apenas cinco viaturas apresentariam condições de sair às ruas diariamente, além de outras quatro motocicletas pertencentes ao Grupo de Apoio Motorizado (GAM), número esse considerado insatisfatório para patrulhar toda a cidade, na visão dos guardas.

O OUTRO LADO

Questionada a respeito, a Prefeitura, por meio de sua assessoria de imprensa, nega qualquer informação nesse sentido. Em nota oficial enviada à Redação do JC, as autoridades asseguram que a notícia não procede.

“Pelo contrário, a retirada periódica de veículos para manutenção preventiva é uma maneira de garantir maior vida útil à frota. O setor municipal de segurança tem setor de manutenção de frota que mantém os veículos em condições de operacionalidade e, nesse momento, a compra de mais veículos está sendo providenciada. Por esses motivos, a GCM dispõe de frota compatível com os serviços que desempenha. Vale lembrar que situações imprevisíveis, como acidentes, fazem parte do trabalho realizado pela Guarda Civil, o que pode tirar temporariamente alguns veículos de circulação”, diz o comunicado.

O Poder Público fala que atualmente a corporação conta com cinco veículos Ford Fiesta, três Ford EcoSport, dois VW Voyage, um Celta, duas peruas Kombi, um Corsa Classic, um Gol e quatro motocicletas, e que ficam fora de circulação os carros que estão em manutenção preventiva ou os que estão em conserto por motivos de acidente ou desgaste pelo uso.

A prefeitura argumenta ainda que está em fase de finalização o processo da aquisição de mais quatro novos veículos para a GCM de RC, que segundo as autoridades é referência para várias cidades da região.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.