Os serviços de limpeza e corte de mato prosseguem em Rio Claro e, desde a quarta-feira (10), além das áreas públicas, a prefeitura também está atuando nos terrenos particulares abertos. Os proprietários tiveram 20 dias para deixar seus imóveis em ordem e agora, quando tiver que fazer o serviço, o município vai enviar a conta aos donos faltosos. Esse trabalho teve início pela região do bairro Porto Fino, onde as equipes da prefeitura encontraram terrenos particulares tomados pelo mato.

“É importante ressaltar que é muito melhor para os vizinhos, para a cidade e para a prefeitura que cada um cumpra sua obrigação e mantenha os próprios terrenos limpos e sem mato o ano todo”, comenta o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, Valmir Pinton. “Assim, o poder público consegue fazer a limpeza das áreas institucionais muito mais rapidamente e os bairros ficam com aspecto mais agradável e com menos riscos de doenças e animais peçonhentos”, destaca.

A cobrança para quem não cuida de seu terreno é feita com base na unidade fiscal do município, que custa R$ 3,6147. Cada metro quadrado de capinação e/ou roçada tem custo de 0,50 UFMRC, mais acréscimo de 20% correspondente à administração dos serviços. A limpeza de um terreno de 200 metros quadrados, por exemplo, custa R$ 433,76 ao proprietário. Havendo impossibilidade de acesso ao lote é aplicada multa equivalente a 0,12 UFMRC por metro quadrado de terreno. Para realizar a limpeza de terrenos baldios particulares, a prefeitura dividiu o município em 25 setores que podem ser consultados no edital. Os serviços serão executados conforme as necessidades de cada bairro, priorizando os pontos mais críticos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.