Mais uma desocupação de área pública foi iniciada nesta terça-feira (7) em Rio Claro. A ação, que prosseguirá ao longo da semana, está sendo realizada na região da Avenida 70-A no Jardim Araucária. Duas áreas, uma institucional e uma verde, estavam sendo utilizadas para plantações, criação de cavalos e até mesmo de galos de briga que foram apreendidos. Não havia pessoas residindo no local. Os barracos existentes eram utilizados como cocheiras e para armazenar produtos.

A área chegou a ter uso criminoso. “No final do mês passado, a Guarda Civil Municipal (GCM) fez grande apreensão de drogas no local com a ajuda de um cão farejador”, lembra Luiz Alberto Irikura, presidente da Comissão Deliberativa sobre a Ocupação Indevida de Imóveis Públicos Municipais, que conduziu o processo para a reintegração de posse do terreno. “Invadir e fazer qualquer tipo de intervenção em área verde é crime ambiental”, alerta Irikura.

O início da desocupação na manhã desta terça-feira (7) ocorreu de forma tranquila e contou com o envolvimento de várias secretarias municipais e apoio da Guarda Municipal. “Essa é mais uma ação da prefeitura para combater a invasão de áreas públicas, problema antigo que estamos trabalhando para resolver por meio da Comissão de Ocupação Indevida, criada para essa finalidade”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

A prefeitura também pretende pavimentar a Avenida 70-A e melhorar a iluminação pública da via. Desde o ano passado, a prefeitura vem trabalhando para desocupar áreas públicas irregularmente ocupadas no município. A primeira desocupação foi realizada no Jardim Nova Rio Claro. Prédio na Rua 1, região central da cidade, também foi desocupado. No imóvel foram construídos banheiros públicos para uso da comunidade. Também houve desocupações no Jardim Inocoop e Jardim Novo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.