Os mais de 4.800 moradores do Santa Elisa e bairros próximos começam a ser atendidos na segunda-feira (26) pela nova Unidade de Saúde da Família (USF) de Rio Claro. Com nome de “Dr. Acácio Jorge”, a unidade era obra que estava abandonada e foi retomada no ano passado pela atual administração. O prédio fica na Rua 25, entre as Avenidas 42 e 48, e será entregue nesse sábado (24) às 9 horas. “É uma satisfação muito grande garantir que esses moradores não precisem mais andar quatro ou cinco quilômetros para serem atendidos no bairro Wenzel”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Agora a referência em unidade de saúde dessas pessoas fica perto de suas casas, e isso é do acolhimento humanizado que entendemos ser essencial na rede pública de saúde”, acrescenta Juninho.

Os usuários da nova USF, previamente cadastrados, poderão fazer consultas médicas, pré-natal, puericultura, exame de papanicolau, receber vacinas, medicações, entre outros atendimentos. Assim com as outras USFs, a do Santa Elisa terá equipe que fará visitas domiciliares.

A Secretaria Municipal de Saúde prepara para breve as inaugurações de outras cinco USFs, que vão atender as regiões do Mãe Preta, Jardim Progresso, São Miguel, Jardim Brasília e Bela Vista.

“As seis novas Unidades de Saúde da Família reforçam nosso compromisso com atenção básica de saúde, que tem importante papel preventivo” afirma o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco.

A nova USF recebeu o nome de “Dr. Acácio Jorge” a partir de projeto de lei dos vereadores André Godoy, presidente da Câmara Municipal, e Maria do Carmo Guilherme. Segundo Godoy, a unidade de saúde do Santa Elisa é mais uma conquista entre várias que o município vem alcançando desde o ano passado. “Ao colocar a saúde como prioridade, Rio Claro mostra compromisso com as reais necessidades da população”, destaca.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.