Preocupada com a saúde e o bem-estar dos animais abrigados no canil municipal de Rio Claro, a prefeitura implantou um espaço para a soltura e recreação dos cães.

O local tem aproximadamente 30 metros de comprimento por quatro de largura, com gramado e areia para os cães correrem livremente. Também há um túnel e uma barreira para se exercitarem.

“Desenvolvemos este espaço de soltura e recreação, que visa melhorar não só o bem-estar físico, mas principalmente a saúde mental dos cães abrigados no canil municipal”, comenta o prefeito Gustavo Perissinotto que visitou o local na manhã desta sexta-feira (30) ao lado de Bruna Perissinotto, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro.

“É um local que não era aproveitado e agora proporciona melhor qualidade de vida aos cães do nosso canil”, observa Bruna.

Além deste novo espaço, o canil recebeu melhorias com a adequação do estoque de medicamentos, e a contratação de mais um veterinário e mais funcionários para a limpeza das baias.

“Uma das preocupações desta administração é com os animais, e este espaço de recreação também é uma demonstração de amor e respeito a eles”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Leandro Geniselli, acrescentando que o canil também possui gatil e abrigo para animais de grande porte.

Adoção responsável

Atualmente, o canil municipal abriga cerca de 150 cães e 40 gatos, adultos e filhotes, além de cinco cavalos. Embora os eventos de adoção não estejam sendo realizados por conta da pandemia, os munícipes podem adotar estes animais que estão à espera de um lar, fazendo contato direto com o canil.

O canil municipal fica na Avenida das Indústrias, sem número, no Distrito Industrial. O canil abre de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas e aos sábados e domingos, das 8 ao meio-dia.

É recomendado agendamento prévio pelo telefone 3532-4115. Os animais podem ser vistos pela internet, na página www.facebook.com/canilrioclaro e no perfil @canilmunicipalrc, no Instagram.

A prefeitura de Rio Claro oferece ainda castração gratuita de cães e gatos no Centro de Controle de Zoonoses, com agendamento pelos telefones 3535-4441 ou 3533-7155. Mais informações sobre adoção podem ser obtidas no telefone 3532-4115.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.