Antena instalada na região do bairro Consolação gera queixas de populares, que pedem fiscalização por parte da Prefeitura

Antonio Archangelo

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Rio Claro confirmou esta semana que irá fiscalizar a torre de telefonia móvel instalada na Rua 16, entre as avenidas 11 e 13, na região do bairro Consolação. De acordo com populares, a torre começou a ser construída ao lado de residências. “Durante a construção, trincou toda minha casa, e ainda derrubaram uma ferramenta do topo da torre em cima do meu telhado e estourou toda telha, quase acertando minha filha de 3 anos”, disse um morador.

Antena instalada na região do bairro Consolação gera queixas de populares, que pedem fiscalização por parte da Prefeitura
Antena instalada na região do bairro Consolação gera queixas de populares, que pedem fiscalização por parte da Prefeitura

“Registrei boletim de ocorrência e toda vizinhança fez um abaixo-assinado, mas até agora não se resolveu nada”, conclui. A prefeitura cita que “existem 50 torres construídas no município. Os administradores dessas antenas recolhem impostos e taxas, que entram no caixa geral da prefeitura. A Vigilância Sanitária fará uma inspeção no local conforme exige a lei”, comenta o Executivo.

O governo municipal ressalta que “o apelo tecnológico se faz cada vez mais presente na vida do cidadão e as torres de celular passaram a ser consideradas como serviço público, portanto de extrema importância para todos que necessitam de sinal de telefonia celular, televisão e internet, e hoje isso é realidade para a grande maioria da população”.

A reportagem do JC esteve na região na tarde dessa quarta-feira (2) e conversou com populares que disseram que “só perceberam a instalação quando o equipamento começou a ser montado”.

Em dezembro de 2014, a Câmara Municipal aprovou a lei que regulamenta a instalação de Estações de Rádio-Base. Ficando nas “mãos” da Sepladema – Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente a autorização prévia de instalação de antenas, disciplinando a instalação de antenas transmissoras de rádio, televisão, telefonia celular, telecomunicações e outras antenas transmissoras de radiação eletromagnética na faixa das micro-ondas na cidade, excetuando-se radares militares ou para controle de tráfego.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.