Nesta semana, trecho do bairro Jardim Nova Rio Claro recebeu melhorias na iluminação pública. A Selt Engenharia, contratada pela prefeitura de rio Claro para realizar serviços desse tipo, fez a instalação de duas luminárias de 250 watts cada em um poste que estava sem iluminação, melhorando inclusive a visibilidade no trânsito, por se tratar de local com curva. Agora, os dois pontos da via estão iluminados.

A ação foi realizada a partir de indicação de equipe do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro, responsável pelo Projeto Nascentes, durante o plantio de 44 mudas de árvores em duas nascentes do bairro Jardim Nova Rio Claro.

“Essa integração é importante e quem ganha com isso é a comunidade”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Além das luminárias, também foram substituídas duas tampas de proteção de bueiros, popularmente chamada de “boca de lobo”, já que as antigas estavam totalmente deterioradas.

“Durante o trabalho de plantio das árvores, a equipe do Daae observou que essas melhorias também poderiam ser feitas no local”, comenta o superintendente do Daae, Ricardo Pires de Oliveira, ressaltando que a melhoria só foi possível graças à integração das secretarias municipais. “Comunicamos a secretaria de Obras e os departamentos responsáveis e, com essa integração de das secretarias pedida pelo prefeito Juninho, aceleramos as melhorias na cidade”. Nas duas últimas semanas de setembro, a prefeitura de Rio Claro, por intermédio da equipe de preservação do meio ambiente do Daae, plantou mais de 200 árvores nas dez nascentes do projeto, todas dentro do perímetro urbano do município.

Essas iniciativas também fazem parte da diretiva “Gestão das Águas”, do Programa Município Verde Azul, do governo estadual, que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios. As cidades que atingem a pontuação necessária obtêm certificado e garantem prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

Viveiro do Daae

Com trabalho constante pela conservação e preservação do meio ambiente, principalmente das nascentes e mananciais, o Daae vem realizando desde o ano passado vários outros trabalhos, como a reforma e a manutenção do viveiro da autarquia, localizado na Estação de Tratamento de Água (ETA) 2, na estrada que liga o Distrito Industrial ao distrito de Ajapi.

Neste ano, foram doadas pelo viveiro do Daae cerca de 2.200 mudas de árvores nativas e frutíferas, para plantio em Áreas de Preservação Permanente (Apps) e chácaras, sítios e fazendas no entorno de cursos d’água e nascentes para proteger os recursos hídricos contra erosão e assoreamento.

O Daae e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente também participam de programas do Comitê PCJ que visam preservação dos recursos hídricos das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.