Área que reúne mato e lixo receberá limpeza da prefeitura a partir de segunda-feira.

Divulgação

Após anos de incômodo para a vizinhança, o cenário nas imediações da Avenida 32 com a Rua 11 vai mudar. A prefeitura de Rio Claro começa na segunda-feira (6) megaoperação de limpeza no grande imóvel que durante muito tempo abrigou unidade da Unesp no bairro Santana. É o fim do clima de abandono que vinha gerando muitas reclamações de moradores com o mato, sujeira e as constantes ocupações irregulares da área.

Um dos espaços do local será transformado em uma horta social, projeto que é fruto de parceria da prefeitura com a União de Amigos e Instituto Viver e Conviver, além do apoio da Unesp, que é dona do imóvel, e do Instituto Federal de São Paulo, que tem a cessão de uso. Na parte que foi reformada, funcionará uma creche, conforme acordo com o Instituto Federal e Unesp.

“Nosso governo quer trazer soluções criativas para vários problemas, inclusive alguns antigos, como é o caso desse imóvel”, comenta o prefeito João Teixeira Júnior, o Juninho da Padaria. “Para isso estamos combinando mobilização ininterrupta da máquina pública e parcerias que viabilizem melhorias para a comunidade”, acrescenta Juninho, que na quarta-feira (1) esteve área para definir as primeiras ações a serem tomadas.

Devido às condições da área, a estimativa é de sejam necessários vários dias de trabalho para concluir a limpeza dos imóveis. A ação vai mobilizar as secretarias municipais de Obras, Meio Ambiente, Agricultura, Segurança, Educação e Assistência Social. Poda de árvores, retirada de mato, lixo e sujeira são alguns dos serviços que serão feitos no local.

A iniciativa faz parte do acordo entre a prefeitura e o Instituto Federal, que concordou em compartilhar prédio para que a prefeitura instale uma creche para 150 crianças. Um dos itens do acordo estabelece que a prefeitura faça a manutenção do entorno das instalações, o que inclui o terreno que vinha gerando as reclamações dos vizinhos.

Nesta semana a prefeitura iniciou outro megamutirão para resolver outro antigo problema que incomodava moradores do bairro Cidade Jardim. A área do governo do estado que ocupa um quarteirão inteiro na Rua 6 entre as avenidas 23 e 25 recebeu ação de limpeza e o prefeito Juninho vai conversar com o governo do estado para  que o imóvel volte a ser utilizado. No Jardim Inocoop a prefeitura também fez limpeza de área pública invadida.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.